Fuga de Eunápolis

Diretores e coordenador do Conjunto Penal de Eunápolis são afastados após fuga de 16 detentos

A medida foi de responsabilidade do secretário de Administração Penitenciária e Ressocialização

Foto: Hildazio Santana - Nucom/Seap
Foto: Hildazio Santana - Nucom/Seap

A diretora, o diretor adjunto e o coordenador de segurança do Conjunto Penal de Eunápolis, foram afastados dos respectivos cargos na madrugada deste sábado (14). A medida foi de responsabilidade do secretário de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap), José Castro, devido a fuga de 16 detentos da unidade na noite de quinta-feira (12).

“A Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap), informa que o Secretário José Castro, no uso de suas atribuições, de acordo com o art. 17, I, do Decreto 16.457/2015, com o dever de assegurar a preservação da ordem, da regularidade e normalidade administrativa do Conjunto Penal de Eunápolis (CPE), determinou nesta sexta-feira (13) a intervenção administrativa da Unidade por 30 dias, prorrogáveis por período igual, se necessário. Cautelarmente, para garantir a imparcialidade nas investigações, afastou também por 30 dias a diretora, o diretor adjunto e o coordenador de segurança do CPE”, disse nota da Seap.

Além disso, o gestor da pasta determinou ainda a instauração de uma sindicância para apurar a ocorrência de invasão e fuga de presos do Conjunto Penal de Eunápolis.

A Seap informa que está trabalhando com a Secretaria de Segurança Pública, prestando todo apoio à Polícia Civil nas investigações e à Polícia Militar. As operações de recaptura dos fugitivos seguem ativas.

Foto: Hildazio Santana – Nucom/Seap

O que aconteceu?

Dezesseis internos do Conjunto Penal de Eunápolis, no extremo sul da Bahia, conseguiram fugir, na noite desta quinta-feira (12). O caso aconteceu após um grupo de homens armados invadir o local e trocar tiros com seguranças, por volta das 23h.

Secretaria de Estado de Administração Penitenciária da Bahia (Seap) informou que os criminosos, que estavam fortemente armados, invadiram a unidade, liberando os presos. O objetivo do ataque seria resgatar Edinaldo Pereira Souza, o “Dada”, líder da facção criminosa Primeiro Comando de Eunápolis (PCE), e outros 15 membros.

>>>Siga o canal do PSNotícias no WhatsApp e, então, receba as principais notícias da Bahia, do Brasil e do Mundo.