Dezesseis internos do Conjunto Penal de Eunápolis, localizado no extremo sul da Bahia, conseguiram fugir, na noite desta quinta-feira (12), após um grupo de homens armados invadir o local e trocar tiros com seguranças. O episódio ocorreu por volta das 23h. Até a manhã desta sexta-feira (13), nenhum dos fugitivos foi recapturado.
A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária da Bahia (Seap) informou que os criminosos, que estavam fortemente armados, invadiram a unidade e abriram duas celas, liberando os presos. De acordo com as primeiras informações, o objetivo principal do ataque seria resgatar Edinaldo Pereira Souza, conhecido como “Dada”, apontado como líder da facção criminosa Primeiro Comando de Eunápolis (PCE), e outros 15 membros da mesma organização.
Invasores atacaram muralhas e torres de vigilância
Os invasores dispararam contra as muralhas e as torres de vigilância, além de cortar parte da cerca metálica com um “corta-frio” para ter acesso ao interior da unidade. A fuga foi facilitada por uma corda artesanal, conhecida como “tereza”, usada pelos presos para descer de um dos pavilhões e escapar pela lateral do alambrado.
Durante a ação, os criminosos também mataram um cão de guarda do presídio e deixaram para trás um fuzil calibre 5.56, fabricado nos Estados Unidos, sem numeração aparente, e dois carregadores com 57 cartuchos intactos.
A Seap, por meio de nota, afirmou que a empresa Reviver, responsável pela cogestão do Conjunto Penal de Eunápolis e pela segurança do acesso ao local, acionou a Polícia Militar, mas não houve tempo suficiente para evitar a fuga. A Secretaria informou ainda que está colaborando com a Polícia Civil nas investigações para apurar todas as circunstâncias do ocorrido.
Os nomes dos internos que fugiram são:
- Edinaldo Pereira Souza, conhecido como “Dada”
- Sirlon Riserio Dias Silva, conhecido como “Saguim”
- William Ferreira Miranda
- Idario Silva Dias, conhecido como “Darinho”
- Isaac Silva Ferreira
- Thiago Almeida Ribeiro, conhecido como “Pirata”
- Romildo Pereira dos Santos, conhecido como “Rô”
- Altiere Amaral de Araújo, conhecido como “Leleu”
- Anailton Souza Santos, conhecido como “Nino”
- Fernandes Pereira Queiroz
- Giliard da Silva Moura, conhecido como “Saruê”
- Rubens Lourenço dos Santos, conhecido como “Binho Zoião”
- Valtinei dos Santos Lima, conhecido como “Dinei”
- Anderson de Oliveira Lima, conhecido como “Magão”
- Geifson de Jesus Souza, conhecido como “Geu e Bode”
- Mateus de Amaral Oliveira
>>> Siga o canal do PSNotícias no WhatsApp e receba as principais notícias da Bahia, do Brasil e do Mundo.