Polícia

Corregedoria da SSP prepara policiais para cuidados de traumas gerados por tiros

.

Poliana Lima | Ascom SSP
Poliana Lima | Ascom SSP

Aprender a empregar conhecimentos de Atendimento Pré-Hospitalar nas operações policiais foi o objetivo do curso de “APH Tático com Tiro”, promovido pela Coordenação de Capitação Correcional da Corregedoria Geral da SSP.   As aulas teóricas e práticas  foram aplicadas por militares do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), nesta  segunda (9) e terça-feira(10), no campo de treinamento da especializada.

Durante a qualificação com carga de 12 horas, 18 alunos desenvolveram habilidades específicas do Protocolo MARC1, conjunto de ações voltadas para primeiros cuidados de traumas gerado por tiro, em momento de crise. 

O capitão PM Gabriel Viera Pereira, um dos instrutores do Bope em APH, apresentou técnicas como a aplicação de torniquete, desobstrução das vias aéreas, além da criação de barricado e cobertura feita por policiais.

“Simulamos situações que podem ocorrer durante o desempenho das missões policiais, com o objetivo de mostrar as melhores formas de atuações para salvar vidas. Atendimento com a utilização de viatura com socorrista, vítima e motorista, prestação de serviço emergencial durante troca de tiros fizeram parte da aula prática”, destacou o oficial. 

Policiais militares, civis, técnicos e penais, além de um bombeiro militar e integrantes do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco/MP) e Exército Brasileiro foram capacitados.

Coordenação de Capitação 

O curso faz parte do Plano Anual de Capacitação da Corregedoria Geral da SSP, que possui uma grade de qualificações, com o intuito de preparar o servidor para melhor servir a sociedade. 

Em 2023, a coordenação formou mais de 400 profissionais da área da segurança, em Armamento e Tiro, Prevenção Ilícitos, Aspectos Jurídicos da Abordagem Policial entre outros.