A Coordenação de Operações Especiais (COE) desmontou, na tarde desta quarta-feira (15), um bar utilizado como centro de distribuição de drogas, no bairro de São Caetano. Cão farejador encontrou porções de cocaína e crack escondidas entre materiais de construção.
A localidade da Baixa Fria, às margens da BR-324, vinha sendo monitorada pelo Núcleo de Inteligência (NI) da COE. Com as entradas e saídas bloqueadas, equipes táticas deram início a Operação Conhecer, Operar e Aproximar (COA), vasculhando ruas até encontrar um bar, apontado em denúncias anônimas, como centro de distribuição de entorpecentes.
Na porta do imóvel, Verônica Lima dos Santos, 22 anos, a 'Sininho', tentou correr, mas foi interceptada. Com permissão para entrar no estabelecimento, na primeira varredura, os investigadores não localizaram drogas. Aí entrou em ação o Canil da COE, com Funk, cão farejador da raça cockspaniel.
No térreo, onde funciona o bar, nada foi encontrado, mas no primeiro andar, entre materiais de construção, o cachorro localizou 178 pedras de crack, 100 porções de cocaína e uma balança. Perguntada sobre com quem trabalhava, Sininho citou o comparsa 'Mec'. As diligências seguiram até capturar o criminoso, que se chama Édson Barbosa dos Santos, 35. Em uma casa utilizada por ele, os policiais civis acharam mais 16 trouxas com cocaína e dois pássaros silvestres.
A dupla foi apresentada, na 4 Delegacia Territorial (DT/São Caetano), juntamente com todo o material apreendido. Participaram também das buscas nos imóveis os cães farejadores Jade (cockspaniel) e Troy (pastor alemão).
SSP // // Figueiredo