Uma abordagem de rotina da Polícia Rodoviária Federal (PRF), no último sábado (3), na BR 101, na altura da cidade de Santo Antônio de Jesus, no recôncavo baiano, resgatou cinco cães em situação de maus-tratos. Os animais estavam presos no porta-malas de um veículo. Os animais estavam aglomerados em ambiente escuro, sem ventilação adequada, exposto a temperatura elevada e bem debilitados.
Aos policiais, o homem de 36 anos, informou que os cães estavam na roça e seriam levados para a capital baiana. A situação degradante em que se encontravam os animais se enquadrou no crime de maus tratos de animal doméstico, previsto na Lei Ambiental, que prevê pena de reclusão de dois a cinco anos, além de multa e proibição de guarda.
De acordo com a PRF, ao consultarem a documentação do casal que estava no veículo, foi constatado que o homem, de 36 anos, tinha um mandado de prisão em aberto ecorrente de processo por crime de homicídio qualificado.
Diante das circunstâncias, o motorista foi preso e encaminhado à Delegacia de Polícia Judiciária local para adoção das medidas cabíveis.