A Polícia Federal (PF) apreendeu celulares importados ilegalmente, em Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia. A ação faz parte da “Operação Mercado Negro”, deflagrada na manhã desta segunda-feira (20), que tem como objetivo combater o crime de descaminho na cidade.
As investigações foram iniciadas a partir da constatação de um homem que realizava o comércio de aparelhos celulares trazidos do Paraguai para o Brasil, sem o pagamento de tributos.
Segundo a Polícia Federal, dois mandados de busca e apreensão foram cumpridos, além da apreensão de estoques dos produtos desencaminhados. Também foram encontradas anotações que comprovam o grande volume de vendas realizadas sem nota fiscal e sem contabilização formal.
O homem investigado é um dos maiores vendedores da região e com a prática, chegava a movimentar milhões de reais. Ele publicava a marca da sua empresa nas redes sociais, o que gerava o alcance para todo o país.
O suspeito será indiciado pelo crime de descaminho, podendo gerar uma pena de até quatro anos de reclusão, e crime contra a ordem tributária, com pena prevista de dois a cinco anos de reclusão, além do pagamento de multa.