Polícia

Candeias: Trio é preso por envolvimento em esquema de desvio e venda ilegal de derivados de petróleo

As investigações revelaram que o desvio do material vinha ocorrendo há cerca de um ano e meio em uma operação de grande escala

Divulgação/Polícia Civil
Divulgação/Polícia Civil

Uma operação conduzida pelo Departamento de Polícia Metropolitana (Depom) desarticulou um esquema de desvio de nafta, um derivado do petróleo, em Candeias, na Região Metropolitana de Salvador, na madrugada desta terça-feira (27). A ação, que envolveu a 20ª Delegacia Territorial (DT/Candeias) e a Coordenação de Operações (COP), resultou na prisão em flagrante do líder da organização criminosa, de um intermediário e de um comprador, que foram capturados na BR-523 enquanto transportavam 126 mil litros de nafta em três caminhões-tanques.

As investigações revelaram que o desvio do material vinha ocorrendo há cerca de um ano e meio em uma operação de grande escala. A quadrilha subornava os responsáveis por embarcações que transportavam nafta para o Porto de Aratu, pagando aproximadamente R$ 250 mil para retirar o produto em alto-mar, usando uma balsa clandestina. A nafta era então descarregada no porto e transferida para caminhões-tanques, que a levavam para um galpão em Caroba, e, ocasionalmente, para armazéns em Camaçari e Dias d'Ávila.

Segundo o delegado Arthur Gallas, diretor do Depom, há suspeitas de que o galpão utilizado para armazenar a nafta também seja empregado por narcotraficantes para enviar drogas ao exterior por meio de navios.

A operação foi um desdobramento da prisão de um integrante da organização criminosa na semana anterior, em Feira de Santana. Esse suspeito, acusado de homicídios, roubos, tráfico de drogas e desvio de combustíveis, era o responsável por uma cooperativa que operava na Caroba e controlava as atividades ilegais no Porto de Aratu.

As autoridades continuam investigando para identificar e prender outros membros do grupo. Os detidos foram submetidos aos procedimentos legais e estão à disposição da Justiça.