Com apenas dois anos de idade e bastante atitude, Cristal, cadelinha forense que integra o Núcleo de Operações com Cães (NOC) do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBM), se tornou a primeira da corporação baiana a receber a Certificação Nacional de Cães. Última etapa do treinamento aconteceu no estado do Mato Grosso.
Para ser certificada no treinamento promovido pelo Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil (Ligabom) e pelo Comitê de Busca, Resgate e Salvamento com Cães (Conabresc), a Cocker Spaniel passou por uma prova em três etapas: trabalhar a busca através do faro apurado, a obediência e as habilidades específicas, passando por alguns aparelhos.
Conforme o comandante do NOC dos Bombeiros, tenente Romualdo Costa Filho, o treinamento de Cristal foi constante, para que ela pudesse enfrentar a prova final, considerada a “cereja do bolo”.
“Não paramos nunca de treiná-la, seja nas ações em que ela participa, ou no dia a dia. Depois que chegamos nessa certificação seguimos para a fase de manutenção do processo de formação do cão para que ela se mantenha numa constante e continue sempre melhorando”, disse.
Fundamental para o trabalho com cães de Busca, Resgate e Salvamento, pois atesta a excelência do serviço disponibilizado à sociedade. A prova também garantiu à sua condutora, a soldado Catharina Bonfim, lotada no 3º Grupamento de Bombeiros Militar (GBM/Iguatemi), o reconhecimento.
Romualdo ainda detalha que essa não será a primeira prova em que a pequena participará. “Daqui há uns dois anos iremos precisar recertificá-la, pois é necessário que os órgãos que regulamentam o cão entendam que ela estará sempre pronta para a atuação”, disse.
Atuação
O trabalho de Cristal no NOC é bastante desafiador, o que a torna única na Bahia. Ela é a integrante forense da equipe e tem experiência em encontrar vestígios de restos mortais.
A atuação da pequena é bastante específica e a sua raça, boa para a atividade, dá ainda mais suporte nas grandes ocorrências
“Ela foi fundamental para o nosso trabalho de busca em nos casos em que as fortes chuvas atingiram a Bahia e o estado de Pernambuco. Nós atuamos com Cristal em Amargosa, no final de 2021, e em Recife, no começo desse ano com sucesso”, finalizou o tenente.