Polícia

Bope: os verdadeiros “Caveiras” da Bahia completam dois anos de serviços

O Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), os verdadeiros “Caveiras” da Bahia, comemoraram nesta sexta-feira (9), dois anos de implantação da unidade

NULL
NULL

 

Com destaque em 2016, pela atuação nas Olimpíadas, nos desarmes de artefatos explosivos e nas megaoperações em Salvador e Região Metropolitana, além do interior baiano, O Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), os verdadeiros “Caveiras” da Bahia, comemoraram nesta sexta-feira (9), dois  anos de implantação da unidade, de policiais que são designados sempre quando o “bicho pega”.

Na década de 70 surgiu o embrião que deu origem ao Bope. Na Companhia de Polícia de Choque do 5º Batalhão de Policia Militar (Centro Administrativo da Bahia) foi criado o Pelotão de Operações Policiais (Pelopes). A capacitação era realizada em conjunto com integrantes da 6ª Região Militar (Exército).

Em 1983 a PM dá mais um importante passo na construção do seu grupo de elite e cria o Batalhão de Choque, tendo como sub-unidade a Companhia de Operações Especiais. Este novo batalhão foi instalado na antiga Fazenda Caji, município de Lauro de Freitas, onde funciona até os dias atuais.

(BN) (AF)