Polícia

Bahia tem redução de 13,8% de mortes violentas de janeiro a agosto, diz SSP

A Secretaria de Segurança Pública da Bahia apresentou, nesta segunda-feira (19), o balanço parcial do setor em 2024. De acordo com a pasta, de janeiro a agosto deste ano foram registrados no estado 2.675 Crimes Violentos Letais intencionais (CVLIs).

Vagner Souza/Salvador FM
Vagner Souza/Salvador FM

A Secretaria de Segurança Pública da Bahia apresentou, nesta segunda-feira (19), o balanço parcial do setor em 2024. De acordo com a pasta, de janeiro até a primeira quinzena de agosto deste ano foram registrados no estado 2.675 crimes violentos letais intencionais (CVLIs).

Segundo a SSP, o número representa uma diminuição de 13,8% nos crimes, que envolvem homicídio, feminicídio, lesão corporal seguida de morte e latrocínio. O percentual é comparado com o mesmo período de 2023. Conforme a Secretaria, são 430 crimes a menos.

O balanço ainda aponta reduções de roubos de veículos (-15,3%), furtos de  veículos (-3,5%), roubos a ônibus (-35,1%) e ataques a bancos (-87,5%). Em números, foram 6.485 veículos roubados e 3.834 furtados desde janeiro. 

Outros números

Ainda segundo destaca a Secretaria de Segurança Pública, de janeiro a agosto foram 10.922 prisões efetuadas pela polícia baiana. Número 3,5% superior ao mesmo período do ano passado. Dente os alvos prioritários, 65 lideranças foram localizadas, inclusive, em outros estados, conforme ressaltou o secretário Marcelo Werner.

"No balanço que acabei de apresentar, 65 lideranças já foram alcançadas em dezoito estados da Federação", disse, destacando o trabalho da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (Ficco), que completa 1 ano de atuação.

As ações policiais também apreenderam 3.460 armas. Destas, 51 são fuzis. Ainda foram apreendidas 3,5 toneladas de drogas no estado.