A rotina de área empresarial da Travessa São José, no bairro de Pirajá, na periferia de Salvador, vem sendo alterada há alguns meses após um grupo de homens armados transformarem o local em ponto de incineração de cabos de fios de cobre. A origem do material queimado em grande quantidade, em via pública, é desconhecida.
A movimentação assusta quem trabalha nas empresas da localidade. O esquema – que acontece das 19h até meia-noite – envolve de 12 a 15 homens armados e desconhecidos, segundo informando por um denunciante ao Portal Salvador FM. A ação realizada quase todas as noites conta com dois caminhões carregados com bobinas de cobre – produto com alto valor de mercado.
"Os meliantes, sempre armados, mantêm olheiros e ao perceberem alguma aproximação fogem para o mato, deixando dois ou quatro se fingindo de coitados, que alegam que o produto é lícito", contou a fonte em anonimato, com medo de represálias.
No local, conforme apurado pela reportagem e visto em vídeo, as cinzas dos cabos queimados estão espalhadas no chão e o fogo durante o processo de queima deixa marcas em muros, portões e hidrômetros. Também é comum a queda do sinal de internet por causa do fogo que atinge a fiação.
Conforme relatado, quem trabalha na região, com acesso pela Estrada do Derba (BA-528), precisa prestar esclarecimentos ao grupo sobre destino e motivo da presença no local.
Risco de incêndio
Outro trabalhador da área consultado revelou o risco de uma tragédia de grandes proporções acontecer. "Lá perto onde eles queimam os cabos tem uma fábrica de reciclagem de garrafas pet. Se atingir vai destruir tudo", frisou.
Para apagar as chamas que alcançam até cinco metros de altura o Corpo de Bombeiros foi acionado, no entanto, nenhuma providencia foi tomada, afirma a fonte. A reportagem teve acesso a um vídeo com a presença de uma viatura do grupamento no local após ser acionado. O Portal Salvador FM tentou obter informações da ocorrência com a assessoria dos bombeiros, mas não tivemos resposta sobre a presença da equipe à noite na Travessa São José.
Equipe do Corpo de Bombeiros acionada em Pirajá pic.twitter.com/oog4tiBFS3
— Portal Salvador FM (@PortalSsaFM) August 11, 2023
Também procurada pelo Portal Salvador FM, a Polícia Militar informou que a 9ª CIPM, responsável pelo policiamento ostensivo na região, não foi acionada para atender a essa ocorrência: "A PM orienta que ao observar suspeitos ou ações delituosas na região, pode ligar para o 190 ou o disque denúncia (3235-0000) e informar situações adversas".
Área empresarial em Pirajá é utilizada para queima de fios de cobre 'na calada da noite' pic.twitter.com/oawynikffh
— Portal Salvador FM (@PortalSsaFM) August 11, 2023