Jequié, conhecida nacionalmente pelos altos índices de violência, acaba de alcançar uma marca que surpreende: 33 dias sem nenhum homicídio. A cidade do sudoeste baiano foi apontada como a mais violenta do país em 2022, segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública. Na época, o município registrou uma taxa de 88,8 mortes violentas intencionais por 100 mil habitantes.
Apesar do histórico, o cenário atual indica mudanças. De acordo com a Polícia Militar, desde início de 2024, a parceria com outras forças de segurança tem resultado na intensificação de ações no município. Um dos principais reforços apontado pela corporação foi a Operação Hórus, que ampliou o policiamento ostensivo em áreas críticas da cidade. Durante 60 dias, a operação contou com efetivo extra e apoio de unidades especializadas.
Redução de Crimes Violentos
Em fevereiro, houve queda de 36,5% nos crimes violentos letais intencionais. Em março, a redução foi de 32,5%. Abril, até agora, segue sem nenhum registro de homicídio.
Segundo o coronel Paulo Guimarães, comandante do Policiamento Regional Sudoeste, o trabalho tem sido estratégico e focado na aproximação com a comunidade.
“A intensificação do policiamento, somada à inteligência e à atuação da polícia comunitária, tem gerado excelentes resultados”, afirmou.
>>> Siga o canal do PS Notícias no WhatsApp e receba as principais notícias da Bahia, do Brasil e do Mundo.