Pesquisa Datafolha divulgada nesta quarta-feira (22) mostra que 58% dos eleitores do Brasil acreditam que a posse de armas deve continuar proibida. Do outro lado, 40% acreditam que a prática deve ser legalizada.
Os percentuais variaram dentro da margem de erro, de dois pontos para mais ou para menos, na comparação com o último levantamento sobre o assunto, feito em novembro de 2017.
Naquela ocasião, 56% dos eleitores responderam que a posse de armas deve ser proibida pois ameaça a vida de outras pessoas e 42% disseram que possuir arma legalizada deve ser um direito do cidadão para que ele possa se defender.
A região Sudeste, de acordo com a pesquisa, tem o maior número de pessoas que acreditam que a posse de armas deve seguir proibida. Já nas regiões Sul, Centro-oeste e Norte as opiniões contrárias e favoráveis estão tecnicamente empatadas.
A pesquisa mostra o resultado de quatro estados: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Pernambuco, e também do Distrito Federal. Entre eles, os eleitores dos estados do Sudeste são os que mais se posicionaram contra a liberação da posse de armas para a população.
G1/// Figueiredo