O tufão Soudelor chegou neste domingo (9) à China e provocou inundações na cidade de Ningde, na província de Fujian. Oito pessoas morreram na cidade de Hangzhou.
A tormenta havia castigado Taiwan no sábado (8) com ventos fortes e chuva torrencial, cortando a eletricidade de 3,62 milhões de casas. Quatro pessoas estão desaparecidas e 101 ficaram feridas, segundo autoridades taiwanesas. Centenas de voos foram postergados ou cancelados, e mais de 9,9 mil pessoas foram retiradas de suas casas.
Soudelor deixou um rastro de destruição em Taiwan. Imagens de televisão mostram árvores arrancadas, postes caídos, uma bicicleta motorizada sendo levada pelo vento e contêineres empilhados uns sobre os outros no porto.
Segundo o Centro de Operações de Emergência de Taiwan, entre os mortos há uma menina de 8 anos e sua mãe, que foram arrastadas pelo mar quando brincavam na praia na região de Yilan, no leste da ilha taiwanesa. Uma irmã gêmea da menina, que também se encontrava no local, desapareceu.
"A tempestade vai ficar mais fraca, mas esperamos mais chuva, particularmente no sul de Taiwan", disse Wang Shih-chien, funcionário do Escritório Central do Clima da ilha.
A tempestade chegou cedo nos condados de Yilan e Hualien, na costa leste da ilha, trazendo mais de mil milímetros de chuva em áreas montanhosas e ventos de até 200 quilômetros por hora.
Fonte: G1 Foto: G1