Mundo

Trump e taxa de R$ 77 mil não freiam migrantes brasileiros

Coiote de Minas Gerais descreve como trafica pessoas e diz que movimento segue alto

NULL
NULL

 

um praia, pessoas na praia e, partindo da areia e avançando ao mar, um muro

Praia de Tijuana, no México, e o muro que a separa de San Diego (EUA), em imagem do especial Um Mundo de Muros (folha.com/mundodemuros

 

A política migratória de tolerância zero do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que vigorou em maio e junho e separou crianças dos pais, não inibiu brasileiros de atravessarem ilegalmente a fronteira americana. 

A procura continua a mesma, inclusive por parte de famílias com filhos pequenos, afirma um coiote que há mais de 20 anos leva imigrantes da região de Governador Valadares (MG) para os EUA.

Marcelo (nome fictício), 50, aceitou contar detalhes do esquema à Folha com a condição de que sua identidade não fosse revelada. Ele enviou gravações de áudio e vídeos que, diz, são de pessoas que conseguiram chegar aos EUA após contratarem seus serviços.

De acordo com dados divulgados na quarta (8) pela Patrulha da Fronteira dos EUA, o número de famílias de imigrantes detidas na divisa com o México teve uma queda discreta, de 2%, de junho para julho: foi de 9.434 para 9.258.

 

Folha/// Figueiredo