Um terremoto de magnitude 7,9 atingiu a Síria e a Turquia na noite deste domingo (5) e matou mais de 1400 pessoas. O vice-presidente turco confirmou 912 vítimas fatais e mais de 5 mil feridos, sobretudo na região centro-sul, a mais afetada.
A imprensa local na Síria contabilizou até o momento 221 mortes e mais de 1 mil feridos na região nordeste do país, segundo informações da Folha de S. Paulo.
O primeiro abalo foi registrado às 22h17, horário de Brasília, por volta das 4h17 de segunda-feira no horário local. Imagens que circulam nas redes sociais mostram prédios destruídos e construções desabadas.
Moradores precisaram sair de suas casas, na neve, para evitar maiores problemas.
A Associated Press informou que dez minutos depois outro abalo também foi registrado, mas de magnitude menor, de 6,7. Em Malatya, na Turquia, mais de 100 prédios foram danificados.
O presidente do país, Recep Tayyp Erdogan, manifestou solidariedade às vítimas e prometeu empenho no trabalho em conjunto as forças de atendimento a Desastres e Emergências.
"Esperamos superar esse desastre juntos, o mais rápido possível e com o mínimo de danos", escreveu no Twitter.
| URGENT: LAST MINUTE: Magnitude 7.8 #earthquake hits southern #Turkey; Major damage reported. pic.twitter.com/v5t8upUulA
— The informant (@theinformantofc) February 6, 2023