O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, acredita que a Rússia está decidida em invadir a Ucrânia e que planeja a “maior guerra na Europa desde 1945”. "Todos os sinais são de que o plano já começou em alguns sentidos", afirmou em entrevista para a BBC.
Segundo Johnson, informações de inteligência indicam que a Rússia pretende lançar uma invasão que cercará a capital ucraniana, Kiev.
Ele acrescentou que “as pessoas precisam entender que o enorme custo na vida humana que isso pode acarretar não apenas para os ucranianos, mas também para os russos e para os jovens russos”.
As últimas estimativas do governo dos Estados Unidos sugerem que entre 169 mil e 190 mil soldados russos estão agora estacionados ao longo da fronteira da Ucrânia, tanto na Rússia quanto na vizinha Belarus — mas esse número também inclui rebeldes no leste da Ucrânia.
Autoridades ocidentais alertaram nas últimas semanas que Moscou pode estar se preparando para invadir a qualquer momento, mas o governo russo negou as alegações, dizendo que as tropas estão realizando exercícios militares na região.