O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), embarca na noite desta sexta-feira (27) para uma viagem oficial a Israel, Palestina, Portugal e Itália. Estão previstas reuniões com autoridades e empresários, além de um dia de “agenda privada”.
Além de Maia, outros nove deputados federais vão compor a comitiva. São eles:
Baleia Rossi (SP), líder do PMDB na Câmara;
Marcos Montes (MG), líder do PSD na Câmara;
José Rocha (BA), líder do PR na Câmara;
Cleber Verde (MA), líder do PRB na Câmara;
Alexandre Baldy (Pode-GO);
Benito Gama (PTB-BA);
Heráclito Fortes (PSB-PI);
Orlando Silva (PCdoB-SP);
Rubens Bueno (PPS-PR).
Em Tel Aviv, Israel, o grupo vai participar de um almoço oferecido pelo embaixador do Brasil e de uma reunião com empresários israelenses da área de segurança pública. Depois, terá encontros com o presidente do parlamento israelense, o ministro de segurança pública e o primeiro ministro israelense, Benjamin Netanyahu. Maia e os deputados também farão visita a Jerusalém e Belém, antes de seguirem para encontros com palestinos. Estão previstas agendas com secretário-geral do Conselho Legislativo Palestino, Ibrahim Khrishi, e o presidente da Autoridade Nacional Palestina, Mahmoud Abbas.
No dia 2 de novembro, já na Itália, o grupo participa de uma cerimônia, na cidade de Pistoia, no Monumento Votivo Militar Brasileiro, que homenageia os soldados do Brasil que participaram da Segunda Guerra. No dia seguinte, Maia e os colegas seguem para Lisboa, onde participam de almoço oferecido pelo embaixador do Brasil em Portugal e de palestra em um seminário sobre direito do trabalho. No sábado (4), o grupo terá “agenda privada”, segundo a assessoria de Maia.
Em nota, a presidência da Câmara informou que, em missões oficiais, vem sendo adotada prática de limitar o pagamento de diárias a um total de cinco. Mesmo que o período da missão seja superior a cinco dias, a Câmara só paga o valor de cinco diárias, sendo o excedente assumido pelo integrante da missão.
Reprodução: G1 – Política