Uma pesquisa revelou que partículas de plástico estão presentes no sêmen dos homens. De acordo com os pesquisadores, os culpados são os microplásticos, que estão se infiltrando em nossos corpos de maneiras inesperadas e preocupantes. A pesquisa foi feita por pesquisadores da China e publicada na revista científica "Science of The Total Environment". Eles analisaram o líquido seminal de 40 homens e descobriram que todos tinham resíduos de plástico.
De acordo com o g1, vinte e dois milhões de toneladas de plástico são descartadas na natureza por ano em todo o mundo. O que as pesquisas recentes estão mostrando é que, agora, eles estão circulando também no corpo e fazem um alerta sobre até onde o plástico pode se transportar e impactar o corpo humano. O detalhe é que nenhuma das pessoas que participaram da pesquisa trabalhava na indústria plástica, ou seja, não tinham contato direto com a produção, a não ser com o produto em suas várias versões no dia a dia, como milhares pelo mundo.
A pesquisa foi feita na China e analisou o líquido seminal de 40 homens que faziam exames antes do casamento para investigar a fertilidade e doenças. Eles descobriram que todos tinham vestígios de microplásticos. Ao todo, foram identificados oito tipos diferentes. Apesar da embalagem da camisinha ter plástico, isso não tem nada a ver com o preservativo.
O plástico está em quase tudo no nosso dia a dia, das roupas às embalagens e aos canos que trazem a água que bebemos. Ao longo da decomposição e em alguns processos, ele vai se transformando em partículas minúsculas, mas que têm se demonstrado uma ameaça: os microplásticos.