Um idoso teve a mão esquerda "costurada" sob a pele da barriga por três semanas após sofrer um acidente, nos Estados Unidos. Frank Reyes, de 87 anos, passou pelo procedimento incomum no Hospital Metodista de Houston.
O objetivo dos médicos era que, após sofrer uma queimadura grave, sua mão pudesse se curar ao formar novos vasos sanguíneos.
O acidente aconteceu quando o idoso estava trocando o pneu de um carro, e o macaco mecânico escorregou, prendendo sua mão contra o para-choques. Fazia muito calor naquele dia e a ajuda demorou a chegar. O metal aquecido “derreteu” parte do tecido e tendões de sua mão esquerda.
O paciente, então, foi levado para o cirurgião plástico Anthony Echo, do Hospital Metodista de Houston, que optou por implantar a mão do paciente na barriga, já que um enxerto de pele de outra região do corpo não o ajudaria. “A pele abdominal realmente ‘gruda’ na mão e forma novos vasos sanguíneos. Sem isso, provavelmente ele teria perdido todos os seus dedos”, explica Echo.
Para a família, o procedimento soou estranho. “Eu pensei que era algo saído de um filme de ficção científica. Parecia louco”, lembra Casey, cujo avô acabou concordando com a intervenção. Após três semanas com a mão implantada na barriga, na última quinta-feira, Frank teve a mão “liberada”. Ela acabou recebendo parte do tecido abdominal e pele para ser reconstruída e deve, em breve, funcionar como antes.
Foto: Reprodução // Site Jornal Extra