A polícia britânica prendeu um adolescente nesta sexta-feira (14) suspeito de estar envolvido em uma série de pelo menos cinco ataques com ácido em Londres. Os crimes deixaram diversos feridos e foram cometidos em um intervalo de menos de 90 minutos.
Várias pessoas foram queimadas no rosto, e uma das vítimas teve ferimentos severos, segundo a agência Reuters.
O detido, um jovem de 16 anos, cuja identidade não foi divulgada, está em uma delegacia do leste de Londres sob a suspeita de roubo e lesões corporais graves.
Os crimes foram cometidos nos bairros de Hackney, Stoke Newington e Islington. Os agentes envolvidos na investigação acreditam que cinco incidentes estão ligados e foram seguidos de episódios de roubo.
Em um dos ataques, um homem de 32 anos que viajava em uma motocicleta foi ferido no rosto depois que dois homens o atacaram com uma substância corrosiva. Após a agressão, um deles fugiu levando a moto da vítima.
A polícia não deu informações sobre o segundo suspeito de participar dos ataques.
Incidência de ataques
A comissária da Polícia Metropolitana de Londres, Cressida Dick, afirmou que os ataques com ácido são relativamente raros, mas o número de incidentes é crescente na capital inglesa.
"Não quero que as pessoas achem que isso está acontecendo por toda Londres o tempo todo. Realmente não é isso, mas estamos preocupados porque os números parecem estar crescendo."
"Os ataques com ácido são completamente desumanos", completou. "O ácido pode causar ferimentos terríveis".
De acordo com a BBC, desde 2010, 1.800 ataques envolvendo fluídos corrosivos foram registrados em Londres. No ano passado, foram 458 registros, contra 261 em 2015.
Reprodução/G1