O ministro da Defesa do Irã apresentou nesta segunda-feira um míssil balístico de nova geração, informou a agência de notícias Tasnim, próxima aos conservadores.
De acordo com a agência, o projétil apresentado é um míssil de curto alcance Fateh Mobin.
“Como prometido ao nosso querido povo, não pouparemos nenhum esforço para aumentar as capacidades dos mísseis balísticos do país”, declarou o general Amir Hatami.
“Aumentaremos nosso poder de mísseis a cada dia”, completou.
O ministro descreveu a nova versão do Fateh Mobin como um míssil “fabricado 100% no país (…) ágil, furtivo, tático e com guia de precisão”.
“Tenham certeza de quanto maiores as pressões e a guerra psicológica contra a grande nação do Irã, mais reforçaremos a vontade de melhorar nossa capacidade defensiva em todos os âmbitos”, completou.
O programa balístico do Irã é um tema espinhoso com as grandes potências, especialmente com os Estados Unidos, mas Teerã considera que é crucial para suas capacidades defensivas em uma região instável.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que retirou de maneira unilateral em maio seu país do acordo sobre o programa nuclear iraniano assinado em maio de 2015 por Teerã e pelas grandes potências, pediu um novo acordo que limite as capacidades balísticas do Irã e suas intervenções regionais.
O acordo de 2015 prevê uma retirada progressiva e condicional das sanções internacionais impostas ao Irã, em troca da garantia de que Teerã não produzirá armamento atômico.
AFP // ACJR