Mundo

Instagram lança ‘Threads’, concorrente direto do Twitter; entenda a rede social

Rede social foi lançada nesta quarta-feira (5)

Reprodução
Reprodução

O Instagram lançou o 'Threads' nesta quarta-feira (5), uma rede social que chegou para concorrer diretamente com o Twitter como o “app de conversas de texto” da plataforma. O lançamento aconteceu logo após Elon Musk ter anunciado um limite temporário para leitura de posts no Twitter, restrição não existente na rede rival.

As contas do Threads podem ser vinculadas ao Instagram e, em apenas 7h após o lançamento, a ferramenta já contava com 10 milhões de usuários. Na manhã desta quinta (6), a nova rede social já está no 'Top1 Redes Sociais' do IOS e Android. Criado em 2006, o Twitter, seu principal concorrente,conta com 400 milhões de usuários ativos atualmente. O Instagram tem 2 bilhões de usuários, ponto positivo para o Threads, que pode ter um alcance maior em menor tempo.

A ferramenta está em atualização e tem um design semelhante ao Twitter. Entretanto, usuários têm reclamado sobre a ausência do Trending Topics, área que mostra assuntos os mais comentados do momento, e que deve ser lançada posteriormente, segundo informações da própria empresa.

Um outro ponto a ser levado em consideração é o perfil de usuário da rede de Mark Zuckerberg. Muitas pessoas utilizam o local para desabafos e costumam assumir uma “dupla personalidade” na rede, o que pode ser um dilema para quem não deseja que pessoas conhecidas tenham acesso aos seus conteúdos. Tendo em vista que ao ter o perfil da nova rede social vinculado ao Instagram, o usuário será facilmente localizado, pode haver o receio da migração por parte de pessoas ativas no Twitter.

Outra questão é que o Twitter é conhecido por ser uma rede onde todo o tipo de conteúdo é facilmente encontrado. A nova plataforma é desenvolvida pela Meta, que costuma apresentar algumas restrições e regras sobre as contas, o que não é tão interessante para quem está acostumado à praticidade da rede do passarinho.

O usuário que optar por vincular a sua conta do Instagram, ganha um selo que informa o número de sua inscrição no novo aplicativo. Na bio, a informação fica pública, mas pode ser facilmente ocultada.