O Instagram anunciou, nesta quinta (17), que capturas de tela das fotos enviadas por mensagens no direct serão bloqueadas definitivamente na rede social. A mudança, segundo a Meta, é realizar campanha mais assertiva contra a chantagem por meio de mensagens íntimas, também conhecida como “sextorsão”.
A nova funcionalidade excluirá a possibilidade de capturar a tela de mensagens enviadas por meio de “visualização única” ou até mesmo com “revisão permitida”. Também não será possível realizar esse tipo de ação abrindo as fotos no computador. O “verificador de nudez” do Instagram, que antes estava em fase de testes, se tornará oficial. Anteriormente, o controlador atuava como padrão apenas nas contas de menores de idade. Ele é capaz de detectar imagens com nudez no messenger e desfocá-las.
Números
Cerca de 63 mil contas relacionadas à “sextorsão” na Nigéria foram excluídas em julho deste ano. Com a nova fase do Instagram, uma campanha de prevenção à prática foi lançada com foco nos jovens nos Estados Unidos, Canadá, Reino Unido e Austrália.