O empresário Elon Musk, dono do X (antigo Twitter), fez uma ameaça direta ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva na segunda-feira (2), em resposta ao bloqueio da rede social no Brasil, ordenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF). De acordo com o portal Terra, Musk afirmou que pode apreender ativos do governo brasileiro em retaliação, sugerindo que Lula terá que se acostumar a voar em aviões comerciais.
A declaração foi feita em um tuíte onde Musk comentava sobre a apreensão de um avião do presidente venezuelano Nicolás Maduro pelos Estados Unidos. No tuíte, ele disse: “A não ser que o governo brasileiro devolva propriedades ilegais apreendidas do X e do SpaceX, nós vamos buscar reciprocidade na apreensão de ativos do governo também. Espero que Lula goste de voos comerciais.”
A ameaça de Musk foi interpretada como uma tentativa de alegar em uma corte norte-americana que seus ativos foram confiscados pelo STF, e, em resposta, buscar confiscar algo do governo brasileiro. Musk tem impulsionado publicações no X/Twitter sobre atos planejados para o feriado de 7 de Setembro, pedindo a prisão do ministro Alexandre de Moraes por seus “crimes”.