Após listar destinos imperdíveis para aproveitar a Páscoa no Brasil, o PS Notícias fez uma seleção com as melhores cidades internacionais para curtir o feriadão da Semana Santa. Este ano, o período começa na Sexta-Feira Santa e vai até Tiradentes (18 a 21 de abril), o que pede uma viagem digna dos sonhos, digna de filme.
A lista conta com destinos para os religiosos e também para os amantes de chocolate, e são ideais para serem aproveitados em família.
Confira a seleção:
1. Roma – Itália
Roma é a cidade perfeita para os católicos, exalando religiosidade, mas, na Semana Santa, o local ganha uma atmosfera ainda mais especial, atraindo inúmeras famílias.
Quem tiver tempo, pode chegar dias antes, pois as celebrações começam com antecedência. Cerca de 20 dias antes da Páscoa, é comum receber a visita de um padre da igreja local, que realiza uma oração e abençoa a casa com água benta. Após a cerimônia, é possível doar um valor à instituição.
Uma semana antes da Páscoa, ocorre o Domingo de Ramos, tradição que relembra a entrada de Jesus em Jerusalém. O povo cortava ramos de árvores para cobrir o chão por onde Ele passava montado em um jumento.
Na quinta-feira, o Papa celebra a missa na Igreja São João de Latrão para comemorar a “Última Ceia”, com a cerimônia de lavar os pés dos sacerdotes, em lembrança ao gesto de Cristo com seus Apóstolos.
Na Sexta-Feira Santa, o Papa conduz a Via Sacra, uma procissão que vai do Coliseu até o Templo de Vênus. A encenação da Via Crucis percorre 600 metros e inclui 14 paradas, representando as quedas de Jesus, seu encontro com Maria e a crucificação.
No Sábado Santo, é dia de silêncio, meditação e recolhimento, sem missas nas igrejas. À meia-noite, no domingo pascal, é celebrada a Missa da Vigília na Praça de São Pedro, com a bênção de um fogo que acende uma grande vela, representando o Cristo Ressuscitado.
Para encerrar, o Papa dá a bênção Urbi et Orbi da varanda da Basílica de São Pedro, transmitida para Roma e para o mundo.
2. Paris – França
A A Páscoa em Paris ganha um toque especial, principalmente pela graciosidade provocada pela primavera. A cidade que é conhecida pelo romantismo, ganha um astral especial nesta época do ano, quando é enriquecida pelas tradições com atividades culturais, passeios e muita gastronomia.
Entre os principais passatempos do período está a caça aos Ovos de Páscoa, que pode acontecer de forma particular ou coletiva. É comum que as crianças de reúnam em parques e jardins, como por exemplo, o Jardim dos Campos Elísios, para uma grande caça a chocolates que ficam escondidos no ambiente.
Allém disso, a maioria dos estabelecimentos culinários se adaptam aos festejos e criam um cardápio diferenciado. A cidade está repleta de chocolatiers renomados, que investem na criatividade para a criação de chocolates artísticos e saborosos, além de padarias e confeitarias parisienses que oferecem o famoso “lamala” (ovelha de Páscoa em biscoito) ou o “Pâté de Pâques berrichon”, uma torta de carne com ovos cozidos típica do período.
3. Sevilha – Espanha
A celebração da Páscoa altera completamente a programação de Sevilha e existe desde o século XVI, sendo muito característica por envolver devoção e arte. Entre os destaques estão, em média, 80 procissões onde os membros de 71 irmandades e confrarias percorrem as ruas ao som de tambores. Além disso, pessoas cantam músicas flamencas à capela nas varandas, homenageando esculturas barrocas.
No local, o ponto alto é a madrugada da quinta para a Sexta-Feira Santa, conhecida como Madrugá, quando as imagens mais veneradas como o Jesús del Gran Poder, a Macarena, a Esperanza de Triana ou o Cristo de los Gitanos desfilam pela cidade até o sol raiar.
Vale ainda a visita ao Mercado de Triana, que além de carregar valor histórico, conta ainda com os petiscos típicos como sanduíches sevilhanos característicos, que costumam ser consumidos durante a Semana Santa. Há também as torrijas, que são uma sobremesa típica da Páscoa. Ao longo do ano, Sevilha conta com um cardápio baseado em vitela e frango e frutos do mar, no entanto, durante o período o peixe é o grande astro, dando um toque especial ao ratatouille e croquetes.
4. Buenos Aires – Argentina
Um dos feriados que mais atrai turistas para Buenos Aires é o da Sexta-Feira Santa. O destino que é muito conhecido pelos brasileiros, se torna ainda mais atrativo durante o período, devido ao clima fresco de outono, que agrega um charme especial à capital da Argentina, quando as árvores ganham umtom de laranja e amarelo.
No feriado, um dos programas mais tradicionais são as procissões da “`
Também não podemos deixar de citar o chocolate, já que a Argentina é o país que mais consome o produto na América Latina, e a fama não é em vão. O combo do doce com o também famoso vinho argentino, fica ainda mais especial com o clima de outono.
5. Florença – Itália
Florença é conhecida pela “Cerimonia dello Scoppio del Carro”, que acontece no Domingo de Páscoa. O evento folclórico remonta o século XI e traz o carro Brindellone, puxado por bois enfeitados com flores. Além disso, há a procissão do Fogo Sagrado, que segue até a Piazza Duomo. No fim da cerimônia, um estopim se acende, o que provoca a explosão do carro repleto de fogos de artifício.
Além disso, nos domingos da quaresma, acontece a Fiera Quaresimale e del Grillo, uma das tradições mais antigas da cidade. No local, há bancos dedicados ao vestuário, artesanato, comida, antiguidades, couro, calçado e doméstico no Viale Abramo Lincoln e piazza Kennedy.
A culinária também é marcante, principalmente as sobremesas. O destaque vai a Colomba, que é um bolo fermentado com frutas cristalizadas, coberto com amêndoas e glacê. Há também os biscoitos chamados “quaresimali“, feitos com cacau e em forma de letras.
6. Bariloche – Argentina
Bariloche é conhecida como a capital do chocolate na Argentina e é ideal para curtir com toda a família, sobretudo nessa época do ano. Com árvores cor de cobre e céu alaranjado no outono, o local se torna o cenário perfeito para a celebração da Páscoa.
Assim, um dos destaques do período é o Festival Nacional do Chocolate, que contará com diversas atrações, incluindo a maior barra de chocolate do mundo. O evento tem também apresentações artísticas, assim como workshops que ensinarão os participantes a fazer ovos de Páscoa.
Na gastronomia, destaca-se, além do chocolate, o cordeiro patagônico na brasa, a cerveja artesanal e os defumados.
7. Barcelona – Espanha
Em Barcelona, a semana que marca a morte e ressurreição de Jesus é comemorada com procissões, missas, shows, danças tradicionais e gastronomia. Um dos destaques é na Páscoa, quando acontece o Domingo de Ramos, que representa a chegada de Jesus Cristo em Jerusalém recebido por seguidores com palmas e flores que abençoadas. As meninans recebem palmeiras bonitas e decoradas, já os meninos uma alta e pesada.
Na Sexta-Feira Santa acontecem procissões durante todo o dia, principalmente na Catedral de Barcelona e na praça que fica em frente. Outra tradição interessante é organizada pelo Museu do Chocolate da cidade, que costuma preparar atividades voltadas à Páscoa, com brincadeiras e oficinas.
No local também acontecem danças tradicionais, como a sardana, simbolizando a união e o espírito comunitário. A gastronomia também ganha destaque com a calçotada, um prato típico da páscoa catalã, feito com cebolas calçots temperadas e assadas, mergulhadas em molho romesco. Para os amantes de doces, há esculturas de chocolate, que podem ser encontradas facilmente em lanchonetes.
8. Cuenca – Espanha
Essa é uma das épocas principais da cidade. Na Semana Santa, Cuenca se prepara para receber milhares de turistas que vão ao local, sobretudo para acompanhar as nove procissões que acontecem em ruas estreitas e ladeiras e contam com os “turbas” (tambores e trompetes), que precedem à imagem de Jesus.
O destaque vai para a cerimônia ocorrida na madrugada da Sexta-Feira Santa: a do Caminho do Calvário.
Em uma junção perfeita para os católicos, a cidade comemora, simultaneamente, a Semana de Música Religiosa de Cuenca, que conta com orquestras, bem como intérpretes variados. O evento tem, além de grandes composições de música sacra, obras pouco comuns.
9. Jerusalém – Israel
Jerusalém é conhecida pela sua importância religiosa, principalmente por abrigar locais descritos no Novo Testamento. A Semana Santa na cidade é marcada por procissões e celebrações que atraem milhares de cristãos para a Igreja do Santo Sepulcro e a Igreja de Santa Ana.
O espetáculo começa no Domingo de Ramos, com a encenação da entrada de Jesus em Jerusalém montado em um jumento. Durante a procissão, fiéis descem o Monte das Oliveiras, carregando ramos de palmeira ou oliveira e cantando hinos de louvor, reencenando a Entrada Triunfal de Jesus.
Na Quinta-feira Santa, ocorre a Última Ceia, o Lava-Pés dos apóstolos por Jesus e as últimas horas de Cristo antes de sua prisão no Getsêmani. O Patriarcado Latino lava os pés dos sacerdotes na Igreja do Santo Sepulcro. Na Hora Santa, uma leitura em várias línguas acontece na Basílica da Agonia no Getsêmani, com uma procissão à luz de velas até Monte Sião.
A Descida da Cruz é a principal atração da Sexta-feira Santa, com a procissão fúnebre de Nosso Senhor Morto. Na Vigília Pascal, as ruas são enfeitadas com tapetes coloridos e intrincados. A procissão percorre a Via Sacra, e à noite, o enterro ocorre no Santo Sepulcro para católicos e na Cidade Velha e no Túmulo do Jardim para protestantes.
No sábado, acontece a Cerimônia do Fogo Sagrado, com milhares de pessoas reunidas na Igreja do Santo Sepulcro para aguardar a vela do Patriarca, transmitida para o mundo. A Páscoa, que marca a ressurreição, começa antes do nascer do sol, com o canto do coral e apresentações, terminando com o “Coro Aleluia”.
10. Taranto – Itália
O local também é conhecido pelas três procissões lentas: a Dei Perdùne, a Troccola e a dos Mistérios. É comum ver membros dos fraternities desfilando com vestes brancas, que cobrem todo o corpo, incluindo o rosto.
A Processione dei Perdùne leva o nome devido aos peregrinos que iam a Roma durante o Jubileu. Em seguida, acontece a Troccola, que percorre quatro quilômetros em mais de 10 horas.
Por fim, na tarde da Sexta-Feira Santa, acontece a procissão dos Mistérios, com estátuas e o andor do Cristo Morto, que segue até a madrugada do sábado. No total, são mais de 40 horas de procissão, uma após a outra.
Assim, na Sexta-Feira Santa acontece também a procissão da Via Crucis no telhado da igreja Maria SS Addolorata, quando os locais acomonham das varandas das casas.
>>>Siga o canal do PSNotícias no WhatsApp e, então, receba as principais notícias da Bahia, do Brasil e do Mundo.