Um decreto publicado neste domingo (1º) pelo governo da Argentina determinou que até 31 de dezembro deste ano toda compra de dólar deverá ser previamente autorizada pelo Banco Central do país. A medida de intervenção no câmbio tem o objetivo de conter a corrida para compra da moeda americana e conter a desvalorização da moeda local, o peso. As informações são do jornal O Globo.
Na prática, o governo autorizou o BC a restringir a compra de moeda estrangeira e “salvaguardar” a liquidez do sistema financeiro do país.
O texto estabelece que o acesso ao mercado de câmbio, para compra de moeda estrangeira e metais preciosos, e transferências para o exterior dependerão de autorização da autoridade monetária. As regras também valem para exportação de bens e serviços. Ainda segundo o governo, o Banco Central vai distinguir as operações coletivas das ações de pessoas físicas.
A determinação do governo de Mauricio Macri permite que as pessoas físicas terão direito a comprar até US$ 10 mil por mês. Fazendo a conversão, o limite corresponde a 600 mil pesos.
Bahia.ba // AO