A Alemanha apresentou um planejamento para legalizar o uso recreativo de cannabis, planta conhecida no Brasil como maconha. A medida foi anunciada pelo chanceler Olaf Scholz e um documento com a legislação que vai regulamentar foi divulgada pelo ministro da Saúde, Karl Lauterbach.
A perspectiva é que seja aplicada uma lei que determina uma distribuição controlada da planta para fins recreativos entre adultos, com a perspectiva de tornar legal também a compra e posso de 20g a 30g de maconha para consumo pessoal.
O governo já tinha selado acordo no ano passado para introdução da medida nos quatro próximos anos de mandato. O uso medicinal já é permitido na Alemanha, bem como em diversos outros países da Europa.
Há ainda a perspectiva de autorização para cultivo pessoal, desde que de forma limitada, segundo informações da Reuters. Todos os casos criminais e investigações em andamento relacionados à planta também devem ser extintos.
A ideia é que sejam promovidos trabalhos educativos a respeito do uso da cannabis e elaborado um imposto próprio de consumo para reverter em ações preventivas.