As comemorações ao 194ª ano da Independência da Bahia, no domingo, 2, contarão com uma programação especial em Salvador, que segue até o final de julho.
No domingo, a Fundação Gregório de Matos (FGM) vai decorar o percurso, onde o cortejo vai passar, com textos informativos sobre a batalha do 2 de julho. Os informes estarão espalhados no trecho entre o bairro da Lapinha e a praça do Campo Grande.
A ação, que é organizada pela Fundação Gregório de Matos (FGM), faz parte do tema “Salvador – Marco da Independência”. Além dos escritos, a FGM vai promover duas homenagens à historiadora Consuelo Pondé. Falecida há três anos, a intelectual foi presidente do Instituto Histórico e Geográfico da Bahia (IHGB) durante cinco mandatos.
“A primeira lembrança será realizada neste sábado, na Igreja de São Francisco no Terreiro de Jesus, durante a missa Te Deum. Já na passagem do cortejo, haverá uma outra homenagem à Consuelo em frente ao prédio do Instituto”, disse o gerente da FGM, Felipe Dias.
Ele também lembra do tradicional encontro de Filarmônica, que acontece domingo, no Campo Grande e contará com a participação do maestro Fred Dantas.
Continuando as comemorações da Independência da Bahia, a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult), promoverá uma programação durante o mês de julho. Exposições, palestras, aulas itinerantes, mesas redondas, além da participação das filarmônicas e manifestações culturais no desfile cívico, estão entre as ações promovidas na capital e no interior do estado.
No tradicional cortejo em homenagem à Independência da Bahia, que acontece no domingo, a Funceb promove a participação de 10 bandas filarmônicas e três manifestações culturais, da capital e de várias cidades do interior do estado.
A Tarde///AF