Os eleitores que estão com débito na Justiça Eleitoral têm até esta terça-feira (2) para regularizar a situação. Estão incluídos os eleitores que não votaram e não fizeram a justificativa nas três últimas eleições ou que não pagaram as multas correspondentes. Quem não acertar com a Justiça Eleitoral terá o título cancelado.
Os eleitores com voto facultativo (analfabetos, jovens de 16 a 18 anos incompletos e maiores de 70 anos) ou com deficiência previamente informada à Justiça Eleitoral não precisam comparecer ao cartório para regularizar a sua situação.
De acordo com levantamento do último dia 17, em todo o país, mais de um milhão de eleitores (1.897.640) estão com seus títulos irregulares por ausência nas três últimas eleições.
Em Salvador, são 31.263 eleitores nessa condição. A legislação considera cada turno de votação um pleito em separado para efeito de cancelamento de título.
Esse cancelamento será automático e ocorrerá de 17 a 19 de maio. Para fazer a regularização, é necessário apresentar no cartório eleitoral um documento oficial com foto, comprovante de residência e, se possuir, título eleitoral e os comprovantes de votação, de justificativa ou de quitação da multa.
(BN) (AF)