Luto

Morre ex-lateral da seleção brasileira

Lateral-direito que atuou pela Seleção Brasileira na Copa de 1998 foi vítima de infarto fulminante

Morre ex-lateral da seleção brasileira
Foto: Divulgação/ CBF

Aos 55 anos de idade, morreu o ex-lateral-direito Zé Carlos, que disputou a Copa do Mundo de 1998 pela Seleção Brasileira. O ex-atleta sofreu parada cardiorrespiratória enquanto dormia. A morte foi confirmada na manhã desta sexta-feira (25). Zé deixa um filho de 16 anos e uma filha de oito.

Familiares chamaram socorro nesta manhã após estranharem que Zé Carlos não havia acordado cedo, como de costume. Foi acionada a equipe do Corpo de Bombeiros, atendido no Pronto Socorro do bairro Santo Antônio, onde foi constatada a morte. Ele estava na casa da família em Osasco para um evento a trabalho. Ele havia marcado para disputar um amistoso entre amigos no próximo domingo (27).

Histórico

Zé Carlos, que nunca havia jogado pela seleção, foi a grande surpresa da seleção para a Copa de 1998. Ele ganhou a vaga de Flávio Conceição nas vésperas do torneio, e fez a sua estreia na semifinal, contra a Holanda. Ele já havia sido convocado antes, mas não tinha entrado em campo. Uma curiosidade que o ex-lateral começou tarde no futebol, somente aos 21 anos de idade. Ele teve uma “explosão meteórica”.

Depois de rodar por clubes como São José, Nacional, São Caetano e Marília, o lateral-direito se destacou na Matonense, em 1997, quando ajudou o clube do interior paulista a conseguir o acesso à Série A1 do Paulistão. No meio daquele ano, acertou com o São Paulo e chegou como um ilustre desconhecido, mas começou 1998 como titular, jogando bem e participando da campanha do título paulista. O desempenho lhe rendeu uma surpreendente convocação.

Depois, porém, Zé não defendeu mais a Seleção, continuou no São Paulo até 2000 e passou a rodar o Brasil novamente, por clubes como Grêmio, Ponte Preta e Joinville. Encerrou a carreira no Noroeste, em 2005.