O Bahia entra em campo neste domingo (8), contra o Atlético-GO, na Arena Fonte Nova, em Salvador, a partir das 16h, em partida válida pela última rodada do Campeonato Brasileiro da Série A, em busca de tentar salvar um ano considerado por muitos torcedores como melancólico.
Na primeira parte deste 2024, dois reveses chamaram a atenção: as duas derrotas para o maior rival, Vitória, pelo Campeonato Baiano, que custaram o título estadual – e questionamentos ao trabalho do técnico Rogério Ceni, que perduram até hoje. Depois, uma eliminação em casa para o CRB, nas semifinais da Copa do Nordeste, o que elevou ainda mais a pressão sobre o comandante da equipe.
Neste segundo semestre, o bom primeiro turno de Campeonato Brasileiro, com o clube figurando sempre entre na primeira metade da tabela e com chances reais de conquistar uma vaga na fase de grupos da Copa Libertadores, até melhorou o ânimo entre time e torcida.
Porém, a queda brusca de desempenho na segunda parte do competição, aliada a eliminação para o Flamengo, na Copa do Brasil e as constantes desculpas do seu treinador nas coletivas derrota após derrotas, fizeram com que o torcedor, novamente, sentisse um gosto de frustração pela ausência de algo efetivamente positivo em 2024.
Cenários para o Bahia
Por isso, hoje, uma classificação a chamada Pré-Libertadores – torneio anterior a fase de grupos, mas que já conta para a disputa continental – seria uma espécie de “alento” ao torcedor do Esquadrão em meio a um 2024 de muitas expectativas criadas e, de fato, quase nada de realizações. Vale lembrar que o outro time que está de olho nessa vaga é o Cruzeiro/MG.
Apesar de jogar em casa, o Bahia precisa quebrar um incômodo jejum: ele não vence como mandante há quatro partidas. O último triunfo, em seus domínios, ocorreu no dia 19 de setembro, quando venceu o Criciúma/SC por 1×0,pela 29ª rodada. Além disso, nas últimas cinco partidas disputadas, o Esquadrão garantiu apenas uma vitória e um empate, colocando muito em risco sua vaga na principal competição de clubes do continente sul-americano.
Por outro lado, desde que teve o seu rebaixamento confirmado, na 35ª rodada, após perder para o Palmeiras, em casa, o rubro-negro de Goiás não foi mais derrotado: empatou fora de casa com Vasco (2×2) e venceu o Fortaleza, em casa, por 3×1.
Para o duelo de logo mais, se vencer o Atlético de Goiás, o Bahia não dependerá de outro resultado e estará garantido na Pré-Libertadores de 2025. Se empatar ou perder para os goianos, o Bahia terá de secar o Cruzeiro, que vai enfrentar o Juventude/RS, em Caxias do Sul.
Se os mineiros no máximo empatarem com os gaúchos, o tricolor, ainda assim, garante vaga na competição continental. No entanto, se o Cruzeiro vencer o Juventude e o Bahia não conseguir triunfar sobre o Atlético-GO, restará ao clube a disputa da Copa Sul-Americana do próximo ano.