Xô Z-4

Após vencer o RB Bragantino, Vitória aumenta chances de permanência na Série A

Confira as contas para o Rubro-Negro escapar do rebaixamento

Foto: Victor Ferreira
Foto: Victor Ferreira

Restando apenas oito rodadas para o fim do Campeonato Brasileiro de 2024, o Vitória segue na luta contra a zona de rebaixamento. A importante vitória por 1 a 0 contra o RB Bragantino, no último sábado (19), no Barradão, aumentou as chances de permanência na Série A.

Com o final da 30ª rodada, o Colossal está em 16º com 32 pontos, igualado com o Corinthians, que está em 17º (primeiro do Z-4), e com um a mais do que o Athletico-PR (18º). Logo acima está o Fluminense (15º) com 33 pontos, Juventude (14º) e RB Bragantino (13º), ambos com 34, e Grêmio (12º) com 35.

Dessa forma, o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) aponta o Leão da Barra com 60% de chances de seguir na elite do Campeonato Brasileiro. Com os 32 pontos atuais, o Vitória precisa somar mais 13 para chegar a 45, o que significa mais de 99% de chances de permanecer na Série A, de acordo com a projeção.

Mas o Vitória pode conseguir escapar da queda com pontuação menor. Em 2019, por exemplo, o Ceará conseguiu se salvar com 39 pontos. Já a média histórica do 16º colocado é de 43 pontos, o que faria o Rubro-Negro precisar de mais 11. Neste caso, a probabilidade de salvação atualmente é de 83%.

Próximas partidas do Vitória

O que ajuda a aumentar mais ainda a esperança da torcida rubro-negra em escapar do rebaixamento são os confrontos diretos que o clube tem pela frente. Das próximas oito partidas do Vitória, quatro são contra times que têm uma diferença de pontuação de menos de quatro pontos, para mais ou para menos, em relação ao Colossal.

  • Vitória x Fluminense
  • Athletico-PR x Vitória
  • Vitória x Corinthians
  • Criciúma x Vitória
  • Botafogo x Vitória
  • Vitória x Fortaleza
  • Vitória x Grêmio
  • Flamengo x Vitória
Datas do jogos

Vitória e Fluminense se enfrentam neste sábado (26), às 16h, no Barradão, pela 31ª rodada do Brasileirão. As outras sete partidas ainda terão as datas confirmadas pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).