A tradição de celebrar e dialogar com as festas populares do estado continua viva na Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA). Em 2023, pelo sétimo ano consecutivo, a OSBA apresentará o projeto São João Sinfônico. Intitulada “O Xote das Meninas”, a edição acontecerá no dia 8 de junho na Concha Acústica do Teatro Castro Alves.
Os ingressos para o concerto estão disponíveis para venda na bilheteria do Teatro Castro Alves ou através deste link com preços de R$30 (inteira) e R$15 (meia). A apresentação contará com a participação especial da cantora Mariana Aydar, vencedora do Grammy Latino 2020 na categoria de Melhor Álbum de Música de Raízes em Língua Portuguesa com o disco “Veia Nordestina”, e da instrumentista e cantora Lívia Mattos, vencedora do Festival da Canção em 2020 com a composição “Apnéia”.
O São João Sinfônico contará ainda com a presença do sanfoneiro, cantor e arranjador musical Marcelo Caldi. A regência do concerto será conduzida pelo maestro Carlos Prazeres, da OSBA, e o roteiro e direção cênica ficarão a cargo de Gil Vicente Tavares, responsável pela concepção do programa desta apresentação.
Repertório dedicado às Compositoras
O programa deste ano do São João Sinfônico será totalmente dedicado a músicas compostas por mulheres (sejam em carreira solo ou em parceria). A lista das obras que serão interpretadas em “O Xote das Meninas” inclui autoras que marcaram gerações com clássicos juninos, como Cecéu (“Forró Número 1”, “Amor com Café”), Anastácia (“Eu só Quero um Xodó”, “Sanfona Sentida”, em parceria com Dominguinhos) e Glorinha Gadelha (“Feira de Mangaio”, em parceria com Sivuca).
Juntando-se a elas, as compositoras Janaína Pereira e Ju Strassacapa também farão parte do repertório do São João Sinfônico – O Xote das Meninas, além de composições próprias das convidadas especiais Mariana Aydar e Lívia Mattos.
*Com informações do Salvador Entretenimento