São João

Cidades baianas driblam covid, mas voltam a cancelar festas de São João; veja motivos

Somente no mês de abril, foram anunciados os cancelamentos de festas tradicionais do calendário junino como Forró do Bosque, em Cruz das Almas e Forró do Lago, em Santo Antônio de Jesus

Divulgação
Divulgação

Suspensas por dois anos consecutivos em razão da pandemia, algumas festas de São João voltaram a ser canceladas na Bahia neste ano. No entanto, os motivos que levaram aos cancelamentos agora nada tem a ver com a crise sanitária ocasionada pela Covid-19. 

Somente no mês de abril, foram anunciados os cancelamentos de festas tradicionais do calendário junino como Forró do Bosque, em Cruz das Almas e Forró do Lago, em Santo Antônio de Jesus. Além dos eventos privados, prefeituras de pelo menos cinco municípios baianos também comunicaram a suspensão dos festejos: Barreiras, São Gonçalo dos Campos, Ourolândia, Ilhéus e Santa Cruz Cabrália.

O Forró do Bosque, uma das festas mais tradicionais do São João na Bahia, comunicou no último dia 23 que o evento desse ano foi cancelado devendo retornar somente em 2024.

“Viemos aqui com todo carinho e respeito de sempre ao nosso público, comunicar a não realização da edição ‘Forró do Bosque 2023’. Neste momento precisamos dar uma pausa. Recebam o abraço carinhoso de toda equipe do Forró do Bosque e em 2024 nos reencontraremos com aquela tradicional festa do jeito que vocês merecem!”, disse o comunicado publicado pela produção da festa nas redes sociais.  

A 18ª edição do evento, realizada em 2022, reuniu atrações como Léo Santana, Bell Marques, João Gomes e Thiago Aquino.

Outra festa junina privada de grande porte que também não ocorrerá este ano é o Forró do Lago. Liderado pelo cantor Bell Marques, o evento é realizado em Santo Antônio de Jesus.

Os motivos para o cancelamento não foram informados no anúncio feito pelas redes sociais no dia 10 de abril. Em 2022, a festa contou com apresentações de João Gomes, Zé Felipe, Limão com Mel e Rafa e Pipo, além de Bell.

"Informamos que a edição do Forró do Lago 2023 não será realizada. Somos grandes apaixonados pelo São João e tudo que envolve essa festa cheia de energia e tradição, mas este momento é de reformulação para o novo que virá", diz um comunicado publicado no perfil oficial da festa no Instagram. 

No último dia 27, foi a vez da prefeitura de Barreiras, no oeste da Bahia, anunciar o cancelamento dos festejos juninos. O motivo, de acordo com a gestão municipal, é a obra realizada no Parque de Exposições do município, que recebe o evento desde 2017.

A prefeitura informou que por causa do tamanho da festa, optou pelo cancelamento do evento, por entender que ele não poderia ser realizado de maneira improvisada. "Uma vez que seria muito difícil alocá-la em outro ponto que ofereça as mesmas condições de infraestrutura, segurança, logística e acesso facilitado como ocorre no Parque", disse em nota.

No comunicado, a administração municipal se comprometeu em realizar uma grande festa em 2024. "Neste sentido, a Prefeitura de Barreiras já se compromete com a população, visitantes e turistas em realizar em 2024 uma festa ainda mais grandiosa".

Já a prefeitura de São Gonçalo dos Campos, a cerca de 130 quilômetros de Salvador, informou em março, que a festa de São João da cidade não será realizada por questões financeiras. O anúncio foi dado pelo prefeito Tarcísio Pedreira, durante entrevista coletiva.

De acordo com a prefeitura, o orçamento da pasta da cultura foi reduzido em R$ 5 milhões pela Câmara de Vereadores, e que a redução dificulta a contratação de artistas e a montagem das estruturas.

A falta de verba também é o motivo que levou ao cancelamento da festa de Santo Antônio, em Ourolândia, cidade no norte da Bahia. O evento aconteceria de 9 a 12 de junho. Em nota, a prefeitura informou que nenhuma atração para a festa chegou a ser contratada.

Em Ilhéus, no sul da Bahia, o prefeito Mário Alexandre anunciou a suspensão do Viva Ilhéus 2023, festa em comemoração ao aniversário de 489 anos do município, que ocorre durante os festejos de São João. A decisão foi tomada após a cidade registrar fortes chuvas, ocasionando prejuízos e danos em diversas localidades. O gestor ressaltou que o recurso será direcionado para o socorro às vítimas das fortes chuvas.

A Prefeitura de Santa Cruz Cabrália, cidade do sul Bahia, cancelou a tradicional festa junina conhecida como ''Tonhão'', devido as consequências das fortes chuvas que atingem a região. A decisão foi publicada no Diário Oficial do Município do dia 28 de abril.

A festa seria realizada entre os dias 2 e 3 de junho. A cidade decretou estado de emergência no dia 22 de abril e a situação foi reconhecida pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional no dia 26.