São João

Amargosa mistura forró e sofrência no segundo dia do São João

O clima de forró e a sofrência tomaram conta do segundo dia do São João de Amargosa, que foi da Orquestra Sanfônica ao arrocha de Pablo.

Salvador Miranda
Salvador Miranda

O segundo dia do São João de Amargosa contou com uma mistura forró e sofrência, além de outros ritmos que garantiram a folia dos festejos no local. Com 13 anos de estrada, a Orquestra Sanfônica abriu a festa com um repertório de clássicos do forró como “Sala de Reboco" e "Asa Branca”. Primeira da Bahia nesse segmento, a orquestra é formada por homens, mulheres e crianças, todos moradores da cidade de Serrinha. Na sequência, se apresentaram Oficina do Forró, Dorgival Dantas e Júlio César. Poeta e sanfoneiro, Dorgival Dantas é um dos mais importantes compositores de sua geração. Em seu repertório, um resgate da cultura tradicional nordestina e a exaltação da importância dos forrozeiros. 

O último a subir no palco foi Pablo. O “Rei da sofrência” comemora 20 anos de carreira esse ano e, em Amargosa, levou a multidão a cantar hinos da trajetória como “Bilu, bilu”, "Tomara", "Mentiroso favorito". Teve até espaço para a surpresa de um fã que pediu a namorada em casamento, tendo Pablo e mais de 50 mil pessoas como testemunhas. 

Visita do governador
 

O governador Jerônimo Rodrigues prestigiou o São João de Amargosa na sexta-feira (23). Ele visitou a Vila Junina, percorrendo os estandes de artesanato e comidas típicas. Em seguida, conversou com a imprensa e falou sobre o investimento de mais de R$ 100 milhões na festa em todo o estado. em ações de segurança, saúde, assistência social e combate à violência contra a mulher, para que tudo ocorra com tranquilidade. 

Somente em Amargosa, estão atuando mais de 200 profissionais de segurança, realizando patrulhamentos preventivos no circuito e entorno, nos bairros e rodovias. O policiamento está tendo o apoio do grupamento aéreo e de aparato tecnológico como drones e equipamentos de reconhecimento facial. Os aparelhos estão espalhados pelos principais acessos à festa.
 
 A Ronda Lei Maria da Penha tem um estande na Vila Junina e tem realizado ações educativas, preventivas e ostensivas, recebendo denúncias de situações de violência contra a mulher. No estande existe uma sala de escuta e acolhimento para as vítimas. Já o Corpo de Bombeiros, implantado recentemente no município, está apto a prestar os primeiros atendimentos em situações de emergência, incluindo remoção para o hospital regional.

Programação de sábado

As atrações deste sábado começam a se apresentar no palco Manoelito Sena, às 18h, com o Forrozão do Mendes e o cantor Viny Magalhães, mais conhecido como Galeguinho. Já às 19h, no palco Gonzagão, cantam os Caçulas do Forró, Santanna, Iguinho e Lulinha, Lucas Viana e Toque Dez. 

O São João de Amargosa, que acontece de 22 a 25 de junho, deve movimentar cerca de R$ 30 milhões em negócios nos quatro dias de festa. O evento é uma realização da prefeitura de Amargosa, com patrocínio do Governo do Estado, Sufotur, Brahma, Natura, e apoio da Ferracini, Pepsi e Ballantines.