A Basílica Santuário Nossa Senhora da Conceição da Praia, localizada no Comércio, sediou nesta sexta-feira (1º) a tradicional festa de Bom Jesus dos Navegantes.
Sob o comando do Cardeal Dom Sérgio da Rocha, diversos fiéis e devotos efetuaram seus pedidos de fé e proteção ante as imagens do Senhor Bom Jesus dos Navegantes e da Virgem Maria, que posteriormente seguiram em um carro do Corpo de Bombeiros por diversos lugares de Salvador.
Por conta da pandemia da covid-19, a celebração necessitou ser realizada sem a tradicional procissão marítima, em que a galeota Gratidão do Povo conduz a imagem do Bom Jesus ao redor da orla soteropolitana.
Esta é apenas a quarta vez da história ao longo de mais de 200 anos que o ritual marítimo não foi realizado. Apesar da baixa, Dom Sérgio da Rocha ressalta que independentemente da forma, o que importa de verdade é o gesto de fé, de amor e de sacrifício.
“Nossa maneira de louvar a Deus é cuidando da vida que ele nos deu. Não vamos pôr em risco a vida para louvar a Deus. Nós queremos glorificá-lo na igreja, na liturgia da igreja, e no dia a dia. Por isso que o gesto de fé, o gesto de amor, nos leva a estes sacrifícios.
Mesmo sem se aproximar das outras pessoas, conseguimos expressar amor e fé, conservando a distância necessária como um outro gesto de amor. Seguimos unidos espiritualmente, e procuraremos manifestar esse amor pelo próximo, pela sociedade, da melhor forma possível”, afirmou o arcebispo primaz do Brasil.
Correio /// Figueiredo