A Lavagem do Bonfim de 2020, em Salvador, um dos eventos religiosos mais importantes da Bahia, espera atrair cerca de 2 milhões de pessoas. A lavagem será realizada em 16 de janeiro, conforme informou o reitor da Basílica do Bonfim padre Edson, durante coletiva de imprensa nesta quinta-feira (19)
A lavagem faz parte da programação da Festa ao Nosso Senhor do Bonfim, onde ocorrem celebrações católicas entre os dias 9 e 19 de janeiro. O tema em 2020 será "Senhor do Bonfim, 275 anos de devoção, veneração e proteção". Além do tema, a festa ainda terá o lema de "Ontem, hoje e sempre sob a sombra da Tua Cruz".
O tema escolhido para a festa remete ao Ano Jubilar, proclamado em abril de 2019, com o objetivo de comemorar a chegada da imagem do Senhor do Bonfim a Salvador.
"Que Deus nos conceda a graça para comemorar os 275 anos da imagem de Nosso Senhor do Bonfim", destacou o padre. O padre Edson falou ainda que este ano a festa do Bonfim vai contar com uma quermesse.
Ao final do cortejo, a lavagem sincrética, que conta com católicos e o povo de santo não será realizada apenas no adro, como nos últimos anos, mas nas escadarias da Basílica do Bonfim, detalhou o padre.
G1// Figueiredo