O secretário municipal de Saúde, Luiz Galvão, afirmou que nove foliões tiverem o teste para o HIV positivo e 86 para sífilis, até o domingo (03), durante testes realizados nos postos Fique Sabendo no Carnaval 2019. Além desses casos, ainda tiveram dois para hepatite B e cinco para hepatite C. Foram atendidas 734 pessoas e realizados 2936 testes.
Durante entrevista ao BNews Folia, na noite desta segunda-feira (04), o secretário ainda apontou um dado que a pasta percebeu neste carnaval: a diminuição de atendimento do Circuito Osmar e o aumento no Dodô. Segundo o secretário, os postos instalados no Farol da Barra e no Adhemar de Barros são os mais procurados.
No total, até a manhã desta segunda-feira, foram realizados três mil atendimentos nos módulos de saúde montados nos circuitos da folia. A maioria dos atendimentos foi de intoxicação alcoólica, mas o secretário explicou que não são casos graves, os foliões tomam medicação e são liberados em seguida para voltar a festa ou ir para casa.
O secretário afirmou, ainda, que 97% dos casos são solucionados nos módulos, apenas 3% são transferidos para a rede de retaguarda. De acordo com Galvão, mesmo os que são encaminhados para hospitais e UPAs são mais por precaução, do que por risco de morte.
Questionado sobre o cancelamento de cirurgias pela Secretaria de Saúde da Bahia por causa do carnaval, para atender a demanda da festa, Galvão afirmou: Não sei opinar, não sei qual o real motivo. Ele explicou que apenas 3% dos pacientes foram encaminhados para os leitos do estado.
BNwes/// Figueiredo