Nas vésperas do Carnaval, o presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), Isaac Edington, abriu o jogo sobre a possibilidade de ampliação da folia e criação de um novo circuito. Na manhã desta quarta-feira (19), Isaac concedeu entrevista exclusiva ao PNotícias 1ª edição, da Piatã FM.
Assim, Isaac Edington afirmou que a criação de um novo circuito faz sentido. Contudo, o gestor garantiu que a modificação não colocaria um ponto final no tradicional circuito Barra-Ondina, mas sim o submeteria a uma adaptação. A possibilidade de mudanças é analisada principalmente pelo crescimento da festa, incluindo estruturas de camarotes e equipamentos.
“Faz sentido ter uma ampliação desse circuito e também houve um ruído muito grande que diziam que vai acabar o Carnaval da Barra. Não, pelo contrário, o Carnaval da Barra é um espaço. Tem possibilidade da gente transformar em um circuito diferente onde você pode ter vários dias de atividades culturais, com música e sem tanta infraestrutura, porque aquela infraestrutura que se coloca hoje de fato incomoda muito, mas é necessária para que o Carnaval aconteça. Então, se isso for acontecer no futuro, a ideia é que esse, os grandes equipamentos e alguma dessas atividades, os grandes blocos irem para um outro circuito”, explica o presidente da Saltur.
Além disso, o gestor analisa a possível ampliação como “uma proposta interessante” para Salvador. Mesmo assim, ele deixa claro que o foco do momento é a realização do Carnaval 2025. Dessa forma, após os festejos deste ano, a questão será novamente debatida e analisada.
“Nós imaginamos que pode ser uma proposta interessante para a cidade, mas o que a prefeitura quer é o seguinte: se for melhor para Salvador, se for melhor para o Carnaval e se tiver um consenso entre as partes que façamos essa adaptação do Carnaval, se não continuaremos lá. Então o que a gente tem que fazer agora de fato é entregar o Carnaval, superar todos os carnavais, fazer esse Carnaval muito especial com essa celebração dos 40 anos de Axé Music, depois do Carnaval a gente senta mais uma vez e avalia”, reforça Isaac.
Carnaval na Boca do Rio
Diante da possibilidade da criação de um novo circuito para o Carnaval, a orla da Boca do Rio é o principal local especulado para receber a folia. O presidente da Saltur revelou os benefícios da realização da festa na localidade, contudo afirmou que não é garantia que a mudança seja efetivada a partir do próximo ano.
“Eu não diria que seria 2026. A Boca do Rio parece um local adequado para isso. A gente começou a fazer alguns estudos, infelizmente foram interrompidos. Há muitas possibilidades de se fazer algo lá que incomode menos a parte da cidade central da cidade e que seja uma experiência nova”, detalha Edington.
>>>Siga o canal do PSNotícias no WhatsApp e, então, receba as principais notícias da Bahia, do Brasil e do Mundo.