Carnaval

Mais de 100 pessoas são diagnosticadas IST's durante o Carnaval; 15 tiveram teste positivo para HIV

Em Salvador, os espaços funcionam no Circuito Dodô, na Av. Centenário (Barra) e na Av. Milton Santos (Ondina)

Divulgação
Divulgação

Desde o início do Carnaval, 5.588 testes rápidos para detecção de HIV, Sífilis, hepatite C e hepatite B foram realizados nos três postos de testagem de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) montados pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab). No total, 15 deram positivo para HIV, 94 para Sífilis, um para Hepatite B e três para Hepatite C.

Em Salvador, os espaços funcionam no Circuito Dodô, na Av. Centenário (Barra) e na Av. Milton Santos (Ondina). Já em Porto Seguro, a estrutura fica localizada na Passarela do Descobrimento. 

De acordo com a Sesab, quem testou positivo passou por uma orientação e já saiu do estande com consulta marcada. Já os pacientes que tiveram resultado positivo para Sífilis, tinham a possibilidade, caso desejado, de já iniciar o tratamento no próprio estande, com a aplicação da penicilina benzatina (Benzetacil). Nos quatro dias de Carnaval, 29 pessoas optaram por receber o medicamento.

"Nossas equipes estão trabalhando com dedicação e tendo todo o cuidado para lidar com o público que vai aos postos. Ficamos felizes com a iniciativa da população de buscar a testagem. É fundamental para preservar a saúde e qualidade de vida das pessoas, além de conter a transmissão das IST", afirma a coordenadora de Doenças e Agravos Transmissíveis da Sesab, Eleuzina Falcão.

Além de realizarem os testes de IST, as equipes da Sesab, em parceria com a Superintendência de Fomento ao Turismo (Sufotur), distribuíram 577.000 preservativos no período, em ações nos circuitos, pontos turísticos e nos estandes.