Carnaval

Habeas Copos anima 4º dia de pré-carnaval em Salvador; confira serviços

Trios e fanfarras vão desfilar de graça pelo circuito Orlando Tapajós (Ondina - Barra), a partir das 19h30.

NULL
NULL

Habeas Copos anima 4º dia de festa do pré-carnaval de Salvador â?? Foto: Max Haack/Ag Haack

O 4º dia do pré-carnaval de Salvador anima baianos e turistas nesta quarta-feira (27). Depois do Fuzuê, Furdunço e o Pipoco, os foliões vão curtir o Habeas Copos, no circuito Sérgio Bezerra, que segue pela Rua Marques de Leão, no bairro da Barra, e segue sentido ao farol.

Fique por dentro de tudo sobre o carnaval de Salvador
A festa é comandada pela banda Habeas Copos, que dá nome ao evento, e outros 22 blocos e fanfarras, que saem a partir das 19h30.

A prefeitura de Salvador montou uma operação especial de serviços para a festa. O trânsito na região vai sofrer alterações. Confira:

Saúde
Para garantir que o folião curta com segurança e bem-estar, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) manterá um módulo assistencial instalado próximo ao Farol da Barra para atender a soteropolitanos e turistas, das 17h da quarta às 5h da manhã de quinta-feira (28).

Segurança
A Guarda Civil Municipal de Salvador (GCM) prestará apoio aos órgãos municipais, nas ações de fiscalização e segurança, além de atuar na conservação do patrimônio público. O efetivo é de, aproximadamente, 200 agentes.

Mobilidade
A Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) fará alterações no bairro. O tráfego e o estacionamento de veículos ficam proibidos das 13h desta quarta, até as 4h de quinta-feira (28), nas vias transversais da Avenida Oceânica, no trecho entre o Largo do Farol da Barra e a Rua José Sátiro de Oliveira.

A partir das 17h, o tráfego e estacionamento também ficam proibidos na Avenida Sete de Setembro (entre o Porto da Barra e o Largo do Farol da Barra), Largo do Farol da Barra e Avenida Oceânica, (entre o Largo do Farol da Barra e a Rua José Sátiro de Oliveira).

Os locais que terão sentido duplo de tráfego, até às 4h de quinta-feira, a partir das 17h, são: Avenida Sete de Setembro (entre a Rua Afonso Celso e a Rua Barão de Itapuã) e a Rua Cezar Zama (a partir da interseção com a Rua Barão de Itapuã até a Alameda Antunes). Haverá ainda inversão do tráfego de veículos, a partir das 15h, na Rua Miguel Bournier, e a partir das 17h na Rua Barão de Itapuã.

Os moradores do bairro, que circulam pelas vias interditadas, terão como opção de tráfego, sentido Ondina, o Porto da Barra, Avenida Princesa Isabel, Rua Doutora Praguer Fróes, Rua César Zama, Rua Professor Lemos de Brito (Morro do Gavazza), Rua Afonso Celso e Rua Marquês de Caravelas.

Para os moradores que vão seguir pelo sentido Centro, as opções são a Avenida Oceânica, a Rua José Sátiro de Oliveira e Avenida Centenário. O acesso só é permitido com as credenciais preenchidas e fixadas no veículo.

Zona Azul
Serão oferecidas 500 vagas de estacionamento Zona Azul, das 15h desta quarta-feira (27) até 4h do dia seguinte, nas ruas Marquês de Caravelas e Professor Sabino Silva, somente do lado esquerdo, margeando o canteiro central, em ambos sentidos.

Os condutores poderão adquirir a cartela pelo valor de R$ 20, tanto com os guardadores sindicalizados quanto pelos aplicativos do Zona Azul Digital.

Fiscalização
A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) vai atuar com 80 agentes para realizar o ordenamento e fiscalização do comércio de rua em todo o percurso do evento.

Serão vistoriadas a comercialização de bebidas em recipientes de vidro, bem como o uso de espetos de madeira e objetos perfurocortantes, que são proibidos por colocarem em risco a integridade física da população.

Agentes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur) farão a fiscalização de camarotes e publicidade. Serão, ao todo, 30 agentes nas ruas em regime 24 horas, com base operacional montada na Rua Airosa Galvão, em frente ao Shopping Barra.

Salva-vidas
A Coordenadoria de Salvamento Marítimo (Salvamar) contará com uma equipe de 15 salva-vidas distribuídos nas praias no trecho do percurso do evento.

Poluição sonora
Oito fiscais de combate à poluição sonora vão monitorar estabelecimentos, bem como notificar, autuar e suspender as atividades dos que estiverem em situação irregular. A fiscalização também estará atenta ao uso abusivo de som por parte de veículos, visando manter os níveis sonoros estabelecidos pela Lei Municipal 5.354/98.

Limpeza
Durante o desfile, a Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) contará com o apoio de 261 agentes e 34 veículos. Serão realizados serviços de coleta, limpeza, varrição, catação e higienização das vias públicas.

G1 // AO