Toda vez, após o carnaval, a gripe se espalha pela cidade. Em 2023, ano marcado pela volta da folia após o mundo parar por conta da Covid-19, essa questão fica ainda mais latente. A infectologista Glória Teixeira destaca, em entrevista ao Portal Salvador FM, a necessidade, principalmente no período de 15 dias após a festa, de 'retomar alguns costumes da etiqueta respiratória que aprendemos com a pandemia'.
"No carnaval existe uma enorme aglomeração de pessoas o que é muito propício para transmissão de qualquer doença respiratória, inclusive, a Covid. Nestes próximos 15 dias, então, o ideal é retomar nossa etiqueta respiratória. Usar máscara, higienizar bem as mãos. Caso perceba qualquer agravamento nao exite em fazer o teste e procure ajuda médica. A imunização é fundamental para evitar óbitos, mas para a transmissão precisamos fazer nossa parte", alertou a médica.
Vacina Bivalente
Nesta segunda-feira (27) inicia-se a campanha com a vacina bivalente, indicada inicialmente para os grupos de risco e para aqueles que tomaram que tomaram sua dose anterior ha pelo menos um intervalo de 4 meses atras.
"As vacinas de covid dão imunidade passageira, mas apesar de momentâneas elas são muito importantes para evitar a forma grave da doença. Portanto, é preciso voltar aos postos de saúde para estarmos imunizados, inclusive, da variante Omicron. Essa que é a grande diferente da bivalente, abarca mais cepas do vírus e nos deixa mais protegido", finalizou.