Carnaval

Governador sai no Filhos de Gandy

Antes da saída em direção à Avenida, o afoxé realizou, no Largo do Pelourinho, o tradicional “Padê”, cerimônia originária das religiões de matrizes africanas.

NULL
NULL

Gilberto Gil, governador Rui Costa e dirigente do Afoxé

 

O tapete branco da paz se estendeu na tarde deste domingo (26). Com o tema “Diáspora Africana… A Travessia Não me Abateu, Tornou-me mais Forte!”, o Afoxé Filhos de Gandhy, apoiado pelo projeto Ouro Negro,do Governo do Estado, realizou a sua tradicional saída do Largo do Pelourinho, levando a mensagem de paz, união e ancestralidade,através de suas vestimentas características – cores azul e branca, turbante, colares -, da musicalidade, e do alto astral e harmonia entre foliões de diferentes gerações, crenças e etnias.

Antes da saída em direção à Avenida, o afoxé realizou, no Largo do Pelourinho, o tradicional “Padê”, cerimônia originária das religiões de matrizes africanas. “Para nós significa uma oferenda ao Orixá escravo com o objetivo de sinalizar e mapear todo o circuito do Carnaval para que tudo corra bem. Essa energia retorna para nós e podemos a partir daí tocar a zabumba que a terra é nossa!”, explica Tio Souza, guru espiritual do Afoxé Filhos de Gandhy. “Nós não somos apenas uma entidade carnavalesca. Somos uma entidade representativa da cultura afro e da diversidade cultural e religiosa que há na Bahia”, complementa.

O tema do ano do Afoxé Filhos de Gandhy, Diáspora Africana, exalta a história do Povo Negro, que conseguiu manter viva a sua ancestralidade e se fortalecer diante das mazelas que marcaram a sua travessia. “Toda a questão de opressão colocada sobre as nossas costas não foi capaz de oprimir o nosso pensamento. Eles conseguiram explorar somente a nossa força física e capacidade de construir e fazer. Mas preservamos nossa história e demos a volta. Ainda há um longo caminho, mas estamos na guerra, o processo agora é nosso”, afirma o presidente do Afoxé, Francisco Lima, que defende a necessidade de conservar e exigir mais ações afirmativas.

(Secom/Ba) (AF)