Carnaval

Carnaval: interdição na obra da passarela para ambulantes na Barra é suspensa após auditoria

Passarela que funcionará na Barra é alvo de críticas e preocupação por parte dos vendedores

Bruno Concha/Secom PMS
Bruno Concha/Secom PMS

A interdição na obra de construção da passarela para ambulantes no Carnaval de Salvador, localizada na região do Farol da Barra, foi suspensa após uma auditoria realizada no sábado (3) pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE), órgão vinculado ao Ministério do Trabalho.

Segundo o órgão, a empresa responsável pela estrutura adotou as medidas necessárias para reduzir o risco de queda para os operários. No entanto, apesar da liberação, o órgão informou que vai acionar as instituições competentes para apurar crimes de desobediência e periclitação — isso porque quando os auditores chegaram ao local para nova inspeção, eles identificaram que a empresa já havia retomado o trabalho.

Conforme o G1, a interdição parcial ocorreu na última quinta-feira (1º). Na ocasião, a auditoria vinculada ao Ministério do Trabalho apontou que profissionais executavam tarefas de montagem sem proteção contra queda.

Já na tarde da última sexta (2), o órgão informou que a empresa à frente da montagem da estrutura solicitou a suspensão da interdição, "com a apresentação dos documentos comprobatórios da adequação às irregularidades indicadas no Termo de Interdição n. 4.084.291-6 e respectivo Relatório Técnico".

A Auditoria-Fiscal, então, solicitou esclarecimentos adicionais e, após resolver as questões, fez nova vistoria na manhã de sábado (3). Essa inspeção mostrou que as ações foram suficientes para reduzir a iminência de ocorrência de acidente de trabalho por queda. Com isso, o trabalho em altura foi liberado.