Carnaval

Bruno Monteiro celebra resultado do Ouro Negro e defende mais investimento 'para transformar vidas'

O secretário de Cultura do Estado da Bahia, Bruno Monteiro, celebra os resultados conquistados pelos blocos amparados pelo programa Ouro Negro

Evilásio Júnior/Salvador FM
Evilásio Júnior/Salvador FM

O secretário de Cultura do Estado da Bahia, Bruno Monteiro, celebra os resultados conquistados pelos blocos amparados pelo programa Ouro Negro. O gestor participou da saída do bloco Olodum, na tarde desta sexta-feira (9), no Pelourinho, no Centro Histórico de Salvador, após acompanhar desfilies na primeira noite de Carnaval.

No evento desta tarde, o titular da pasta foi entrevistado pelo Portal Salvador FM e falou dos benefícios para as entidades. Este ano, o aporte do governo estadual foi R$ 15 milhões para 132 entidades.

"Ontem fiz uma maratona de sete blocos. Fiz questão de prestigiar as ações do Ouro Negro e ver concretizado o resultado do nosso trabalho ao longo do último ano, de ampliação desse programa que é fundamental para a valorização da nossa cultura identitária. Que a grande maioria desses blocos apoiados pelo Ouro Negro, só tem o Ouro Negro, só pode contar com o Ouro Negro. Não tem nenhuma outra fonte de financiamento. E o que nós vimos ontem na avenida, nos blocos de samba, e vemos aqui hoje no Olodum, é que com o aumento do recurso investido, nós vemos um desfile mais bonito, mais rico, mais profundo. E isso não é só o investimento imagético, isso é o resultado também do investimento na criação, na produção, na cadeia da economia da cultura que existe em torno dos blocos afro, em torno do carnaval especificamente", avaliou Bruno. 

Ainda segundo o titular da pasta, é preciso investir ainda mais, além do carnaval. "Compreendendo o conjunto do trabalho desses blocos afro, na educação, na cidadania, na geração de emprego, para investirmos cada vez mais e conseguirmos com isso transformar mais vidas por meio desse trabalho que é tão potente", destacou.