Liderada por Ju Moraes, a banda Sambaiana é composta exclusivamente por mulheres. No entanto, durante apresentações que acontecerão no Expresso 2222 durante o carnaval, contará, de forma inédita, com a presença de homens no palco. Ao Portal Salvador FM, a vocalista explicou o motivo da exceção.
“A gente está aqui todos os dias no camarote. A gente pegou essa oportunidade como uma forma também da gente estar com outros artistas, porque no carnaval é muito complicado, a não ser que você esteja em um trio recebendo. Então aqui vai ser muito gostoso porque vai mostrar essa diversidade completa. É a primeira vez que a Sambaiana recebe homens no palco, porque a gente só recebe mulheres. Vamos abrir uma exceção para o Expresso, pra que a gente possa ter essa mistura que eu acho importante ver os meninos também tocando com a banda de mulheres, mulheres muito, extremamente talentosas”, explicou.
Ju explicou ainda como enxerga o espaço do samba dentro do carnaval que, em sua maioria, é composto por axé e pagode.
“Sou uma artista que sofre muita influência do axé music. Eu acho que o axé music é um movimento que faz parte da música baiana. Hoje eu costumo falar que o nosso projeto, a Sambaiana, é um projeto de música baiana que tem como referência o samba como a maior influência da nossa musicalidade. Mas nós somos uma banda de música baiana e eu acho que é muito importante a gente frisar isso para mostrar o quão diverso que é a nossa música. Ela tem o samba, ela tem o axé, ela tem o pagodão, ela tem o piseiro, a arrochadeira, o forró, o sertanejo, e tudo isso acaba trazendo influências e acaba trazendo inspiração pra que a gente faça nossa música. Mas sem dúvida, é um lugar muito difícil de ocupar e de se chegar. São muitos anos pra chegar, 12 anos de carreira pra estar em cima do palco hoje do Expresso 2222. É muita luta”, disse.