O baile carnavalesco Bahia Real Masqué encheu o Palácio da Aclamação, em Salvador, de música e solidariedade na noite desta sexta-feira (22). Promovido pelas Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA), o evento foi marcado pelas apresentações de Luiz Caldas, Tatau, os Irmãos Macedo e participações especiais de Marcia Short, Sarajane e Gerônimo.
Toda a renda arrecadada com a venda dos ingressos será utilizada na construção da Casa de Apoio à Mulher com Câncer, que irá abrigar mulheres que vêm do interior da Bahia para fazer tratamento oncológico no Hospital da Mulher, na capital baiana, e não possuem hospedagem durante o tratamento.
Para o diretor médico do Hospital da Mulher, Paulo Sérgio Andrade, a obra será fundamental, pois a dificuldade em encontrar um ponto de apoio leva muitas mulheres a abandonarem o tratamento. "Com esse espaço, vamos garantir que essas pacientes tenham condições de dar continuidade ao tratamento com todo o conforto, sem a necessidade de se locomover por grandes distâncias”, destacou.
O governador Rui Costa e a primeira-dama e presidente das VSBA, Aline Peixoto, participaram do baile. Conforme o assessor das VSBA, Gustavo Urpia, "depois de idealizar o Hospital da Mulher, o governador e a primeira-dama perceberam que muitas mulheres não tinham onde ficar e acabavam voltando para o interior. A Casa de Apoio chega para acolher essas mulheres, para que elas tenham um tratamento adequado".
A Casa de Apoio à Mulher com Câncer será construída no bairro de Roma, nas proximidades do Hospital da Mulher, de modo a facilitar o deslocamento de um ponto a outro. A estrutura vai abrigar até 120 mulheres, que, além de hospedagem, terão acesso a terapias ocupacionais e oficinas de capacitação. O espaço incluirá também uma cozinha experimental, salas de convivência, um amplo refeitório e quartos individuais e duplos.
Secom/ba/// Figueiredo