Você pode não acreditar, mas materiais usados para a diversão nos circuitos do carnaval podem ser nocivos a saúde e provocar acidentes. Este é o alerta dado pelo 3º Grupamento do Corpo de Bombeiros Militar (Iguatemi), durante demonstração realizada na tarde desta terça-feira (26), na sede da unidade.
Itens como espetos ou tridentes usados nas fantasias, confetes, espuma em spray e apetrechos femininos – ao exemplo de cílios postiços eletrônicos – podem trazer sérios riscos à saúde das crianças foi o que revelou o major BM Ramon Diego Diniz, comandante do 3º GBM.
Se direcionada aos olhos, a espuma pode ser tóxica e causar conjuntivite alérgica, o confete pode ser engolido, a serpentina, quando liberada próximo a fios elétricos, provocará acidentes na rede e incêndios. “São materiais que apesar de serem usados na diversão, no lazer, nos enfeites durante o período carnavalesco, temos que tomar muito cuidado”, enfatizou o oficial.
De acordo com o bombeiro, o adulto deve sempre estar presente auxiliando os menores no uso dos brinquedos. “Faça primeiro a demonstração para que a criança aprenda a forma correta de usar e não corra riscos”, indicou o profissional.
Fonte/Imagem: Secretária de Segurança Publica da Bahia