Esporte

Vôlei Masculino: Confira a lista de convocados para as Olimpíadas 2024

O Brasil é o maior vencedor da modalidade

Maurício Val/FV Imagens/CBV
Maurício Val/FV Imagens/CBV

Em busca da 7ª medalha olímpica, a Seleção Brasileira de Vôlei Masculino conheceu os atletas convocados para disputarem as Olimpíadas de Paris 2024, com início no dia 16 de julho. Neste domingo (7), a Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) divulgou a lista dos relacionados.

Para a ansiedade dos torcedores, a CBV divulgou a lista aos poucos nas redes sociais. Os nomes foram apresentados através de vídeos, com famosos brasileiros anunciando os jogadores. Começou com dois cantores: Diogo Nogueira anunciou Bruninho e Thales, e Dinho Ouro Preto, da banda Capital Inicial, Leal.

Campeão olímpico na Rio 2016 e prata em Pequim 2008 e Londres 2012, Bruninho era um nome certo na lista. Filho do técnico Bernardinho, o capitão da seleção brasileira vai às Olimpíadas pela quinta vez aos 38 anos.

Outras vozes da experiência na seleção são Lucarelli e Lucão, que também estavam no ouro da Rio 2016. Thales, por sua vez, vai aos Jogos pela segunda vez. Ele esteve no grupo que ficou na quarta posição nos Jogos de Tóquio, em 2021.

Além dos 12 convocados, o novo regulamento dos Jogos Olímpicos prevê a inscrição de mais um jogador, que pode ser utilizado em caso de lesão de outro atleta. O escolhido pelo técnico Bernardinho foi o ponteiro Honorato, que completou a lista com 13 jogadores.

Confira a lista dos convocados

  • Levantadores: Bruninho e Cachopa
  • Ponteiros: Adriano, Leal, Lukas Bergmann, Lucarelli e Honorato (13° jogador – entra apenas em caso de lesão)
  • Opostos: Alan e Darlan
  • Centrias: Isac, Flávio e Lucão
  • Líbero: Thales

 

O Brasil é o maior vencedor da modalidade no masculino, com três ouros (ao lado dos Estados Unidos e União Soviética) e outras três de prata. Neste ano, a Seleção verde e amarela busca a 7ª medalha em Olimpíadas.

O Brasil está no grupo da morte da modalidade, com a presença de fortes times: Polônia, líder do ranking da Federação Internacional no momento, e da Itália, atual campeã mundial. Os brasileiros também enfrentarão o Egito, time que se garantiu nos Jogos devido ao critério da universalidade, para representar o continente africano.

Neste ano, avançam ao mata-mata as duas melhores seleções de cada grupo, além das duas melhores terceiras colocadas.